Maio Amarelo chega com ações de conscientização e prevenção de acidentes no trânsito

Destaques

Campanha em Várzea Paulista tem como tema “Faixa Viva” e leva orientação aos pedestres e motoristas nas principais faixas de pedestres do município

Com o objetivo de conscientizar as pessoas para um trânsito mais seguro, humano e responsável, a campanha de caráter universal, Maio Amarelo, foi iniciada com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”. A ideia é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e de feridos no trânsito em todo o mundo. Trata-se de uma ação que envolve o Poder Público e a sociedade civil.

A Unidade Gestora de Transporte Público e Trânsito de Várzea Paulista, em âmbito municipal, lança a campanha “Faixa Viva”, cuja finalidade é orientar a população sobre a maneira correta e segura para atravessar a faixa de pedestres. A campanha terá ações em vias públicas e, também poderá, ser levada às escolas municipais.

Redução significativa de acidentes com vítimas no município

Em Várzea Paulista, houve redução no número de acidentes de trânsito. Na Avenida Fernão Dias Paes Leme, aconteceram 68% menos acidentes com vítima de janeiro a outubro de 2018 em relação ao mesmo período de 2017. Já nas Avenidas Marginais do lado direito e esquerdo do Rio Jundiaí, de janeiro a outubro do ano passado houve redução de 40% nos acidentes com vítimas, comparado ao mesmo período de 2017. Além disso, nos três primeiros meses de 2019, a cidade manteve a estatística de zero acidente com vítima fatal.

Diversas ações foram tomadas para que esses números caíssem. Entre elas, a própria Campanha Maio Amarelo, que direciona os 30 dias do mês para levar conscientização e prevenção às ruas. O Programa “Na Pista Certa”, fruto da parceria entre a Prefeitura de Várzea Paulista e a Fundacion Mapfre, orienta aproximadamente mil crianças da rede municipal de ensino sobre segurança no trânsito. A Semana Nacional do Trânsito, com a campanha realizada anualmente em setembro, visa conscientizar motoristas, pedestres e ciclistas, distribuindo cerca de 10 mil informativos sobre segurança no trânsito. Além disso, tudo, ainda houve a implantação de novos radares fixos de velocidade.

Movimento Paulista de Segurança no Trânsito

O governo do Estado de São Paulo firmou parcerias com diversos municípios em junho de 2018 para aplicação de um programa que tem o objetivo de reduzir pela metade os óbitos em ruas e estradas até 2020. Várzea Paulista é uma das cidades que adotou o projeto.