Em busca do sonho no futebol, meninas de Várzea Paulista participam de testes no time do Santos

Esporte e Lazer - Destaques

Com apoio da Prefeitura, por meio da Unidade Gestora de Esportes, garotas do time sub-15 de Várzea Paulista embarcam neste sábado (27) para a capital paulista para fase de avaliações em um dos principais clubes do Brasil da categoria

Camily Vitória (13 anos), Giovana Castro (14 anos) e Giovana Macedo (14 anos) têm muitas coisas em comum. A primeira é o amor pelo futebol; a segunda é o sonho de se tornar uma jogadora profissional e por aí vai. Atualmente elas formam o elenco do time sub-15 de futebol feminino de Várzea Paulista, como meia-atacante, volante e atacante. Com apoio da Prefeitura e da Unidade Gestora de Esportes, por meio do trabalho da treinadora Gê Oliveira. Juntas, elas encaram um dos maiores desafios da carreira até o momento: a fase de testes no principal time do futebol feminino do país, o Santos Futebol Clube, time no qual a maior jogadora brasileira da história, Marta, fez tanto sucesso. “O Santos possui uma ótima estrutura para as categorias de base no futebol feminino, é a referência para todos no Brasil. É uma excelente oportunidade para nossas jogadoras, uma maneira de incentivar nossas garotas”, destaca a técnica do futebol feminino na cidade.

Se a treinadora fala da grandiosidade da chance, imagine como as jogadoras encaram a possiblidade de ingressar em um time de ponta, expectativa e ansiedade são palavras quase que de ordem para elas. “Estou nervosa, mas confiante. É um sonho que pode ser realizado. Quero fazer o meu melhor e ser aprovada”, enfatizou Camily Vitória.

Vontade e muita postura, assim a jogadora Giovana Macedo espera surpreender os “olheiros” do time Santista para ser aprovada. “É uma grande chance, uma das melhores bases do futebol feminino. É muito importante pra nós, jogadoras, estar em um clube assim”, destacou a meia-volante.

A sua xará, Giovana Castro, acredita que o respeito às colegas e a confiança em suas habilidades são suas apostas para vestir a camisa alvinegra. “O Santos é um time tradicional. É mais do que um sonho jogar em um time grande. Como atacante, quero muito fazer um gol para me destacar no teste”, finalizou.

Nervosismo fica para os pais

Se as garotas procuram contar a euforia, os pais já não conseguem. Ivanilde Moraes e Sivaldo Pereira roem as unhas para espantar a ansiedade do dia do teste. Os moradores da Vila Tupi são os pais da Camily. Bastou uma simples e pequena pergunta — Estão nervosos? Foi o suficiente para emocioná-los. “Estou muito. Eu não estou dormindo bem, não estou me alimentando direito e é até difícil de explicar, uma mistura de vários sentimentos”, comentou a mãe da garota, que completou: “Desde os 5 anos ela se apaixonou por futebol, dedica-se muito, respira bola 24 horas, assiste e joga o tempo todo”.

Para o pai, o momento é de apreensão, mas de muito orgulho para a família. “Estamos felizes. É gratificante ver esse empenho dela. É muito bonito vê-la lutando pelo seu sonho. Estamos aqui para apoiar sempre”, destacou Sivaldo Pereira.

Giovana Macedo terá uma missão e tanto: seguir as habilidades do pai. É assim que ele descreve: “Ela tem que jogar uns 50% do pai jogou, que estará bom”, brincou Luiz Antônio Dal Bello. “Ela ama muito esse esporte, futebol é a vida dela, sempre estarei torcendo e incentivando, que tudo possa dar certo pra ela, será uma recompensa pelo amor que tem por futebol”, complementa.

Teste

As meninas vão participar das avaliações neste sábado (27), na sede da base santista de futebol feminino, que fica no CT Santa Cruz, no Butantã em São Paulo. Os resultados serão divulgados ao longo da próxima semana. Se aprovadas, elas formarão o elenco do time sub-15 do Santos para temporada 2019.