Alunos do Curso de Ovos de Páscoa se tornam empreendedores

Após formação, os munícipes dão o pontapé na empreitada do próprio negócio

É sempre bom agregar conhecimento em nossa vida. E quando esse aprendizado nos encaminha para uma mudança, é melhor ainda. Thiago Henrique Bueno, 28, se formou recentemente no Curso de Ovos de Páscoa oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Várzea Paulista em parceria com a Casa do Confeiteiro, e acabou transformando seu estilo de vida graças à iniciativa municipal de fornecer caminhos para os cidadãos começarem seu próprio negócio.

O munícipe, que acompanha as redes sociais da Prefeitura para ficar inteirado no que acontece pela cidade, viu o anúncio do curso pela Instagram. Coincidência ou não, ele já estava interessado em aprender a fazer ovos de páscoa e começar a empreender, então não pensou duas vezes antes de agarrar esta oportunidade. Inscreveu-se, estudou, recebeu certificado e declarou: “O curso foi sensacional, fiz até novas amizades. A Viviane, da Casa do Confeiteiro, nos ensinou desde o primeiro dia a como cuidar da limpeza da cozinha, da higienização, até a limpeza da caixa d’agua. Também mostrou quais chocolates e técnicas utilizar para fazer ovos lisos, crocantes, trufados e os famosos ‘de colher’”.

O jovem, que já trabalhava vendendo trufas com a tia, contou que o curso ajudou também no preparo deste doce, pois aprendeu a fazer novos recheios como de leite em pó e creme de avelã, que foram aprovados pelos clientes. “Pretendo continuar após o período da páscoa, porque virou meu estilo de vida agora. Acabei pegando o calendário de datas comemorativas para produzir doces durante o ano todo, por exemplo, no dia das mães, no dia dos pais etc. Além disso, quero fazer os outros cursos de doces que a Prefeitura tem a oferecer e aproveitar pra aprender mais e mais”, conta Thiago sobre seu início como empreendedor. Ele completa: “O povo pensa que é simples, mas ser o dono do próprio negócio não é trabalhar menos, é trabalhar dobrado. As pessoas pedem e a gente precisa fazer, sendo final de semana ou qualquer dia, porque não podemos perder cliente e queremos vender.” Ele está se sentindo muito bem como empreendedor, pois pode fazer as coisas no seu próprio tempo. “A minha dedicação vai ser o retorno que vou ter, não é?”.

A divulgação da produção dos ovos de páscoa até rendeu a ajuda para um amigo desempregado. Thiago resolveu fazer panfletos de divulgação de seu trabalho e entregou no bairro onde mora, Jardim Cruz Alta, e para amigos, mas ainda precisava expandir a área. “Um dia estava olhando o LinkedIn e vi um rapaz com um cartaz ‘Preciso de um emprego, não sei mais o que fazer’. Percebi que era um antigo amigo e morador da minha rua. Na hora pensei que poderia ajudá-lo, então o contratei para entregar os panfletos de divulgação do ovos de páscoa nos demais locais da cidade”, explica.

O munícipe já está em ritmo de produção. Sua colega de curso, Aline Aparecida Araújo do Nascimento, 37, também começou a empreender e já tem mais de 50 encomendas para a páscoa deste ano. “Tenho feito os ovos de madrugada porque é menos calor. Vou dormir pensando em chocolate e acordo pensando em chocolate”, brinca a moradora da Vila Real que decidiu trabalhar empreendendo com vendas neste ano, no qual está finalizando a faculdade de Pedagogia. “É maravilhoso ser a dona do próprio negócio, principalmente porque tenho dois filhos. Então é muito gratificante ficar em casa, saber que estou ali mais presente na vida deles, ajudando com as coisas da escola, é o que eu sentia falta, e eles também sentiam falta, então está sendo muito bom”.

A empreendedora descobriu o curso pelo Facebook oficial da prefeitura e o considerou como uma experiência maravilhosa. “Aprendi bastante as técnicas e já estou aplicando no dia a dia. Para vender temos que nos especializar e por isso o curso foi importante. Quero fazer outras formações que surgirem ainda. E pretendo dar continuidade com a venda de outros doces, como pão de mel, por exemplo”. A munícipe divulgou o trabalho por uma lista de transmissão no aplicativo WhatsApp aos amigos próximos, que foram mandando para outros amigos, no que resultou numa grande demanda de mensagens e encomendas de ovos de páscoa.

O curso de Ovos de Páscoa oferecido pela Prefeitura de Várzea Paulista formou 80 alunos em março de 2019.