‘BuZum!’ conscientiza alunos varzinos sobre desmatamento e caça ilegal

Educação - Destaques

Peça de teatro itinerante ‘Caipira’ alerta crianças de Várzea Paulista sobre crescimento industrial desordenado e suas consequências

Música, bonecos coloridos, vídeo e interatividade. É assim que espetáculo “Caipira”, da companhia “BuZum!”, em seu ônibus de teatro itinerante, conscientiza cerca de 700 alunos varzinos sobre desmatamento e caça ilegal, perigos da industrialização irresponsável para o meio ambiente. Terça-feira (9) e quarta-feira (10), as crianças dos Cemebs (Centros Municipais de Educação Básica) Manoel Caetano de Almeida (Residencial Alexandria) e Professora Edite Schneider (Jardim Mirante) assistem à peça, nas escolas. Os alunos aumentam o repertório e os professores têm um recurso a mais para desenvolver o aprendizado, em sala de aula.

Na história, que também tem como objetivo levar um pouco da cultura do campo aos alunos, uma família vive na floresta com seus animais de estimação. Em certo momento, toda essa turma se vê surpreendida por uma fábrica que está se instalando, com base no desmatamento e na caça ilegal, matando animais silvestres. A ajuda de criaturas encantadas — “saci-pererê”, “curupira” e “lobisomem” —, permite à pequena Manu, filha do casal e uma das protagonistas, realizar a difícil tarefa de expulsar o dono da empresa e vilão da história.

Após a diversão na peça, os alunos, de 4 a 10 anos de idade, recebem um kit pedagógico, para trabalhos em sala de aula. Com o material, é possível elaborar teatro de dedoches, fantoches de personagens da peça usados nos dedos, a serem produzidos pelas próprias crianças.

“Os professores receberam um material antecipadamente e já fizeram um trabalho preparatório com os alunos, para poder desenvolver a ação com o kit distribuído hoje”, complementa a coordenadora do programa Caminhos para a Cidadania, Glauce Parazzi. A gestora da Unidade Gestora Municipal de Educação de Várzea Paulista é a responsável pela parceria entre a pasta e a empresa CCR AutoBan, instituição que patrocina, entre outras iniciativas, as apresentações da “BuZum!”.

Para o produtor do espetáculo, Fernando Negah, pela primeira vez em Várzea Paulista com esse número, é gratificante ver o interesse e a assimilação da mensagem transmitida. “Eles estão entendendo bem o conteúdo e participando também, já que a peça é bastante interativa. Isso deixa a gente muito feliz!”, declara.

A coordenadora pedagógica endossa a avaliação do produtor. “Esse trabalho surte efeito com as crianças, que ampliam seu conhecimento”, comenta.

Mais sobre a “BuZum!” na cidade

O programa, realizado pelo Ministério da Cidadania, atende, na terça-feira, de manhã e à tarde, alunos da Etapa I (Educação Infantil) ao Ano V (Ensino Fundamental) da escola Manoel Caetano de Almeida; na quarta-feira, será a vez de crianças dos Anos IV e V do Ensino Fundamental do Cemeb Professora Edite Schneider, também nos períodos da manhã e tarde.