Prefeito de Várzea Paulista agradece a líderes resultados recentes

Governo e Administração - Destaques

Gestor destaca trabalho realizado por servidores fundamentais, que permitiu conquistas como o resultado financeiro em 2018: mais de R$ 13 milhões de superávit

O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, reconheceu o esforço de lideranças do Governo Municipal (chefes de pastas, diretores, entre outros cargos de chefia e assessoramento), na manhã desta sexta-feira (5), no Espaço Cidadania. O incentivo foi realizado durante duas prestações de contas feitas por gestores municipais que demonstrou o alcance de metas estabelecidas no plano de governo para o período entre 2017 e 2020. Segundo o administrador, o trabalho dos profissionais foi fundamental para chegar a resultados expressivos como o superávit financeiro de R$ 13.089.822,17, em 2018, constrastante com o déficit encontrado pela atual administração — R$ 78.616.505,42, ao final de 2012.

Rossi não poupou elogios aos servidores, sem os quais não teria sido possível alcançar esse e outros índices positivos, como o recapeamento ou pavimentação de 78 vias públicas, de janeiro de 2017 a meados de março de 2019. O prefeito enalteceu a relevância do trabalho motivado pelo sonho de uma Várzea Paulista melhor. “Ferramenta muito importante para a cidade são os funcionários. Tenho a agradecer a cada um de vocês. Muito obrigado a todos vocês que estão sonhando o mesmo sonho que eu!”, parabenizou.

Outra iniciativa destacada pelo gestor foi o Várzea Mais Bonita, programa de zeladoria iniciado em 2013 e que já atendeu 150 pontos da cidade. Na avaliação do prefeito, serviços como roçagem e pintura, feitos por servidores fora de seu horário de trabalho, podem contagiar outras pessoas a fazerem ações voluntárias em benefício do município. “As pessoas olham esses mutirões e dizem: ‘Eles estão aqui fora de seu horário, fazendo mais do que é necessário. Não podemos deixar isso morrer’. É assim que mudaremos o comportamento da cidade”, afirmou.

Segundo Rossi, os hábitos dos varzinos têm mudado e é possível que a Prefeitura possa fazer com que a autoestima dos varzinos aumente ainda mais. O papel dos servidores municipais é fundamental para que esse trabalho, que já permitirá ao próximo prefeito ter o Município bem mais equilibrado do que estava no início de 2013, surta efeito. “Nossa ideia é trabalhar bem para possibilitar ao próximo prefeito fazer grandes obras e permitir outras conquistas que nada têm a ver com dinheiro, mas, sim, com a mudança de comportamento da população. Ajudem-me a entregar uma cidade melhor para o próximo governante”, declarou.

Outras melhorias previstas e cumpridas

Em 2017, a meta projetada para o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) era de 6,2 e o índice apurado foi de 6,5.

Dentre as vias públicas beneficiadas com trabalhos estruturais, houve destaque para o amplo pacote de obras da Vila Real, que incluiu a pavimentação de 36 logradouros, construção de dois muros de arrimo e nove escadas hidráulicas.

A iluminação pública foi municipalizada e, hoje, os munícipes podem solicitar a troca de luminárias à Prefeitura. O programa de educação inclusiva municipal teve ampliação de uma para 14 salas e hoje oferta 300 vagas para portadores de necessidades especiais.

Novos avanços previstos

Durante os encontros, o prefeito adiantou que a Prefeitura busca viabilizar, ainda neste ano, uma troca da canalização abaixo da linha férrea, para permitir uma maior vazão de águas da chuva vindas do Córrego Bertioga. A ideia é resolver definitivamente o problema dos alagamentos no ribeiro.

Outras medidas anunciadas são a inauguração do Centro Comunitário da Vila Real, instalação de alarmes e câmeras em órgãos públicos e uma nova licitação para a contratação de uma cogestora da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e Hospital Municipal.