Festa de aniversário foi cancelada para priorizar reparos após volume histórico de chuvas

Infraestrutura - Destaques

O trabalho em Várzea Paulista não parou mesmo durante todo o feriado municipal e o final de semana; festa que seria realizada no dia 21 de março foi cancelada pela Prefeitura

Várzea Paulista comemorou seu aniversário de 54 anos no último dia 21 de março, entretanto, a festa em celebração a data foi cancelada por conta do encarecimento dos custos e às altas exigências para realização do evento. Além disso, a prefeitura entende que, após as chuvas históricas (quase 500 mm em janeiro, três vezes mais do que o esperado para ao mês) a prioridade tem sido as obras de recuperação no município.

No momento, a cidade tem sofrido com o surgimento de muitos buracos nas vias, resultado, de um asfalto antigo e um volume muito forte de chuvas em um pequeno espaço de tempo. Diante deste cenário, foi decidido que as equipes da Unidade de Infraestrutura Urbana focassem forças durante o feriado municipal e o final de semana em operações de tapa-buracos, recuperação de vias de terra e recolhimento de galhos.

As ações prestadas entre os dias 21 a 24 de março pelas equipes de Infraestrutura foram: manutenção e cascalho na Rua das Azaleias (Chácaras Paulista); limpeza e abertura de valas para escoamento de água e cascalho na Rua Santa Maria (Jardim Gauchinha); limpeza de viela na Rua Veneza (Jardim Itália); limpeza da viela na Rua Guarova (Jardim Itália); construção de muro de contenção e encostas na Rua Potiguara (Vila Tupi); limpeza do Parque Chico Mendes (Jardim Paulista); limpeza da boca de lobo na Rua dos Canários (Cidade Nova II); limpeza da viela da Rua Curió (Cidade Nova II); limpeza da boca de lobo na Rua Deolinda Carezzato (Cidade Nova II); limpeza no canteiro da Avenida Duque de Caxias até o início do Jardim Felicidade; roçagem no Campo Marajó (Vila Marajó); roçagem no Cartório Eleitoral (Vila Santa Terezinha).

No mês passado, foi finalizada a obra de recuperação do muro do Córrego Pinheirinho, no jardim Satélite, que caiu após as intensas chuvas de janeiro.

Projeto de recuperação do Córrego Pinheirinho

A Prefeitura de Várzea Paulista está preparando um grande pacote de obras para fortalecer a estrutura das laterais do Córrego Pinheirinho e reparar as partes nas quais elas estão danificadas. A Unidade Gestora Municipal de Infraestrutura Urbana trabalha no projeto executivo das obras, previsto para poder dar início ao processo licitatório em aproximadamente 20 dias.

Segundo o gestor municipal da pasta, Renato Germano, a ideia é fortalecer as bases das laterais do córrego, com o reforço das bases das alvenarias presentes, inclusive os muros acima do nível da Avenida Pinheirinho. Também será feito calçamento e os reparos devidos nos trechos danificados por chuvas recentes, entre outras causas.

A Prefeitura ainda avalia o custo final do grande pacote de obras previsto. A administração municipal, a princípio, prevê que as ações serão custeadas com recursos municipais, mas busca verbas estaduais ou federais para servirem como um apoio no custeio da obra.