Várzea Paulista atrai muitas empresas e gera vagas de trabalho

Desenvolvimento Econômico - Destaques

Entre 2013 e 2018, cidade quase dobrou número de indústrias e mais do que dobrou estabelecimentos comerciais

 

De 2013 a 2019, Várzea Paulista teve uma melhoria considerável de sua economia. De dezembro de 2012 a dezembro de 2018, houve aumentos como os do número de indústrias — de 484 para 862 e comércios — de 1.932 para 4.583. “O Trabalho já vem sendo feito há alguns anos. Investimos na infraestrutura urbana, para dar melhores condições de mobilidade urbana. Melhoramos mão de obra, com a busca de cursos gratuitos, como os da Etec Vasco Antônio Venchiarutti e do Sebrae. Também procuramos permitir que a documentação necessária, por novas empresas, seja obtida o mais rápido possível. Estamos na contramão da crise econômica nacional há algum tempo”, explica o gestor municipal de Desenvolvimento Econômico, Marco Bueno.

 

Outros índices positivos levantados foram o aumento do número de MEIs (microempreendedores individuais) — de 425 para 5.655 (aumento de 1220,59%) e de prestadores de serviço, que saltaram de 3.665 a 5.655. De janeiro de 2013 a janeiro de 2019, o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) gerou 14.400 empregos para varzinos, média de 6 vagas por dia.

 

“Os microempreendedores são muito importantes, pois nossa pasta os acompanha, para que possam crescer e se tornar microempresas, que contribuem diretamente com o Município, por meio dos impostos. Além disso, eles auxiliam a cidade, pois já movimentam nossa economia”, destaca Bueno.

 

Em janeiro de 2019, outro dado bastante significativo foi aferido pelo economista varzino Gildo Cantelli. Várzea Paulista registrou um aumento de vagas formais de trabalho significativo em janeiro de 2019. Segundo o analista, o município teve um crescimento de 0,77% no período, índice maior que o de outras cidades importantes da região, como Jundiaí (0,04%) e Itupeva (0,36%).

 

Segundo Bueno, houve dois fatores importantes para a obtenção do índice nesse mês. “Houve um aumento de empregos por conta do nosso Shopping Araguaia, inaugurado no Jardim Promeca, no ano passado e da empresa alimentício Romanato, que contratou vários funcionários temporários no final do ano e, por conta do aumento da demanda, efetivou diversos colaboradores”.

 

Cantelli avalia positivamente os números de janeiro. “É um ótimo começo. Várzea Paulista está em terceiro na geração de empregos, considerando a ampla região de Jundiaí (13 municípios, entre Valinhos e Cajamar). Espero, de coração, que esse resultado possa se prolongar também ao longo do ano. Se a economia nacional melhorar e o setor industrial voltar a crescer, certamente haverá aumento significativo em Várzea Paulista também, pois as grandes indústrias precisam de micro e médias empresas, presentes em grande número aqui na cidade”. O aumento do número de compras em Várzea Paulista também será muito importante para que mais empregos sejam gerados.

 

 

 

Várzea Paulista vista com bons olhos

 

Entre 2013 e 2019, o município recebeu, entre diversos novos comércios e indústrias, o Shopping Araguaia; a empresa Bananas Wilson, uma das maiores distribuidoras da fruta da região; a Café Donuts, cafeteria famosa; uma das maiores redes de academia do Estado a Bluefit; a gigantesca empresa de logística Cesari, os supermercados Boa e Coopercica; e a segunda maior produtora de etiquetas do país, Arclad do Brasil. Entre os motivos destacados pelos empreendedores, estão a boa localização da cidade e as melhorias na mobilidade urbana, boa gestão financeira do município, índices positivos como o IDEB ( Várzea Paulista alcançou a nota de 6,5. A cidade superou a média nacional – de 5,8; a média estadual – 6; a média das redes municipais – 5,6 e a média da rede pública – 5,5), na educação e o de esgoto ( 3% em 2013 para 94% em 2018) na área de saneamento, empreendidas nos últimos anos pelo Governo Municipal.

 

 

Bananas em diversas cidades

 

Existente desde 1963, a Bananas Wilson tem uma longeva história na climatização e distribuição de bananas para diversas cidades do estado de São Paulo. Após uma longa jornada em Jundiaí, onde a empresa foi criada, a família que administra a empresa resolveu transferir a companhia para Várzea Paulista e contou com o apoio da Prefeitura em sua instalação na cidade.

 

 “Fizemos essa opção pela questão da logística. A cidade é melhor que Jundiaí para a gente, nesse sentido, em razão da localização das cidades que atendemos. Também escolhemos mudar para cá porque cerca de 80% de nossos colaboradores são daqui. Para nós, Várzea Paulista está sendo 10 vezes melhor que Jundiaí, sinceramente”, explica Wagner Romato Bezzuti, atual proprietário da empresa e filho de Wilson, criador do empreendimento.

 

A empresa faz todo o trabalho de compra e recolhimento das bananas — nanica, prata, maçã e da terra — ainda verdes, diretamente com os produtores, no campo. A seguir, realizam-se os procedimentos necessários na câmara de climatização, para que as frutas possam amadurecer ao mesmo tempo e não perder vitaminas.

 

 

Após esse processo, a companhia distribui as bananas para os vários tipos de varejo que as vendem ao consumidor final. Entre a busca das frutas na roça e a sua chegada aos estabelecimentos, são sete dias. Por semana, cerca de 350 toneladas são distribuídas em caminhões próprios, em 15 rotas, a mercados, hortifrutis e outros comércios de Várzea Paulista e 18 outras cidades, como Jundiaí, Campinas, Valinhos e até mesmo Bom Jesus dos Perdões.

 

O resultado dos negócios, desde que a Bananas Wilson se instalou em Várzea Paulista, é muito bom, segundo o empresário. A ideia é melhorar cada vez mais. “Temos o projeto de ampliar as rotas, atender a mais cidades, aumentar o número de câmaras climáticas e até mesmo a parte social para nossos funcionários”, declara. “Sempre buscamos soluções para colaborar com clientes, vendedores, colaboradores. Existe grande concorrência, mas precisamos ser criativos para que tudo possa ficar bom para todos”.

 

O empreendedor está muito satisfeito com a empresa na cidade. “Nasci em Jundiaí, mas aqui em Várzea Paulista me adaptei bem melhor, não sei se pelas características do povo ou pelo meu ramo de atividade mesmo. Aqui ficou melhor, no aspecto profissional, pela logística, proximidade com os colaboradores e até mesmo por profissionais que nos ajudam com o transporte e são daqui”, afirma.

 

 

Grande cafeteria

 

Várzea Paulista ganhou, em janeiro, uma cafeteria muito renomada na região: Café Donuts. A cidade ganha uma opção interessante, em uma área central, no Jardim Maria de Fátima, para degustar um bom café, as famosas rosquinhas recheadas (donuts), salgados variados ou mesmo um lanche. O local é interessante para reuniões de amigos ou de trabalho, encontros familiares, entre outras ocasiões.

 

Um dos proprietários, Leandro César Nunes, 36 anos, mora em Várzea desde que nasceu e sempre gostou de frequentar cafeterias. Sem opção na cidade, foi muito a Jundiaí para poder aproveitar esse tipo de restaurante. “Faz um ano e meio que eu tenho essa ideia de montar uma cafeteria na cidade. Várzea Paulista merece”, revela.

 

A área foi escolhida por ser central e próxima a locais como a Avenida Fernão Dias Paes Leme e o Fórum, frequentados por muita gente, que acaba por visualizar a cafeteria. “É um lugar movimentado e outros comerciantes incentivam seus clientes a consumirem nossos produtos”, comemora Leandro.

 

Além das várias opções culinárias, a cafeteria conta com um brinquedos infantis, atrativo para crianças. A ideia é atrair cada vez mais famílias, que já têm comparecido em bom número, segundo o comerciante. A cultura de frequentar cafeterias está sendo criada na cidade. “Há grande presença de famílias, com crianças. Aos finais de semana, muitos jovens vêm aqui. Percebemos que também são feitas reuniões profissionais”, declara.

 

O prédio, construído com a tecnologia steel frame, sistema de construção muito rápida, foi feito desde as fundações até o final de toda a estrutura, em um mês. Esse tipo de edificação é inovador em Várzea Paulista, segundo Nunes. O apoio da Prefeitura com a parte burocrática foi muito importante para a viabilização do negócio na cidade. “Foi essencial. Agradeço o trabalho realizado pela Unidade Gestora de Desenvolvimento Econômico. Foi tudo tranquilo e rápido”, reconhece.

 

O estabelecimento já emprega cinco funcionárias e a ideia é realizar mais uma contratação. “À medida que a demanda aumentar, vamos empregar mais pessoas. Nossa ideia é crescer cada vez mais”.

 

O gestor de Desenvolvimento Econômico, Marco Bueno, destaca a grandeza da marca que chega ao município. “Um comércio forte faz cada empreendimento individual forte”, defende.

 

A cafeteria funciona todos os dias da semana, das 8h00 às 22h30, na Avenida José Rabelo Portela, 174 — Jardim Maria de Fátima.

 

 

Economia avançará mais em 2019

 

Novas conquistas estão por vir em breve, segundo Bueno. A metalúrgica UFT do Brasil vai aumentar o quadro de funcionários existente na cidade de 110 para 140 empregados, ainda neste semestre, com a transferência definitiva de sua empresa de Manaus para Várzea Paulista. “Essa organização está fazendo isso por conta de dificuldades logísticas que experimenta lá e não encontra aqui”, explica o gestor.

 

Um porto seco, grande depósito terrestre e estrutura importante que já tem atraído empresas, está em fase de teste já nas instalações da Cesari Complexo Logístico, gigante da logística instalada em uma área próxima ao viaduto existente na Ponte Seca. Existe a possibilidade de que o espaço possa ser implantado de forma definitiva ainda neste semestre.