Prefeituras se unem para buscar verbas para Marginal do Rio Jundiaí e prolongamento da Avenida Ipiranga

Governo e Administração - Destaques

Prefeitos de Várzea Paulista e Jundiaí discutem passos a serem dados com gestores dos dois Municípios

O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, e outros membros da Prefeitura estiveram presentes no gabinete do prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, na tarde da última segunda-feira (18), para apresentar os projetos de recuperação ampla da Avenida Marginal do Rio Jundiaí e de ligação das Avenidas Ipiranga e União dos Ferroviários (Jundiaí). A ideia foi já articular medidas de pleitear possíveis recursos estaduais para a viabilização das obras. “O Governo Estadual sinalizou que tem interesse em realizar obras regionais, para possíveis aportes”, explica o gestor municipal de Infraestrutura Urbana de Várzea Paulista, Renato Germano.

Na Avenida Marginal do Rio Jundiaí, o objetivo é fazer o recapeamento de toda a extensão da via, além de pavimentar uma área varzina ainda não asfaltada. Também se prevê a canalização do Rio Jundiaí e um parque linear, área de convivência arborizada.

Técnicos da administração municipal varzina executaram um projeto de prolongamento da Avenida Ipiranga, para que possa se unir à Avenida União dos Ferroviários, de Jundiaí. Houve a preocupação de analisar o estudo já feito pela Prefeitura de Jundiaí, para existir conformidade entre os dois projetos que visam à interligação das duas vias. O projeto também foi apresentado aos gestores jundiaienses, durante o encontro.

A próxima etapa a ser seguida pelas duas Prefeituras é apresentar os trabalhos na sede regional do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), em data a ser definida, nas próximas semanas. A Prefeitura de Campo Limpo Paulista, também cortada pela Marginal do Rio Jundiaí, deverá se fazer presente.

“A tramitação dessas ações necessita desse alinhamento do projetos entre as cidades, para que o planejamento seja mais eficiente e permita diminuição de prazos e custos”, declara o gestor municipal de Planejamento e Inovação de Várzea Paulista, David Alexandre, presente no encontro.

A Prefeitura de Jundiaí não descarta fazer o prolongamento da Avenida União dos Ferroviários com recursos de um financiamento obtido junto ao Governo Federal.

O gestor municipal Desenvolvimento Econômico de Várzea Paulista, Marco Antônio Bueno, também participou da reunião.