Prefeitura oferece curso de estrutura narrativa de audiovisual

Cultura e Turismo - Destaques

Atividade gratuita será realizada dia 14 de março, na Praça CEU

  

 

A Prefeitura de Várzea Paulista realiza no dia 14 de março, o curso de “Aprendendo Estrutura Narrativa de Audiovisual através de Curtas-metragens”. A capacitação é gratuita, com 20 vagas disponíveis, para pessoas a partir de 16 anos. 

 

O objetivo da oficina é apresentar uma introdução sobre a estrutura narrativa de obras audiovisuais – os principais elementos de uma história e as técnicas utilizadas para organizá-los. Ao final, os participantes conhecerão os princípios que guiam a criação de filmes envolventes e significativos. 

 

Todas as histórias contadas com imagens e sons têm uma estrutura narrativa que pretende envolver e emocionar de alguma forma – no cinema, na televisão e até em vídeos simples feitos para internet. São técnicas muito antigas que vêm das tradições orais, da literatura e do teatro. Elas mudam conforme os costumes da época, mas a essência continua igual através das gerações.

 

 

Inscrições

 

Os interessados deverão se inscrever por telefone – 4595-2649 ou pessoalmente, na Unidade Executiva de Cultura, localizada na Avenida Ipiranga, 151, Centro. 

 

O encontro será realizado às 18 horas, no Auditório da Praça CEU – Avenida Ipiranga, 351 – Jardim do Lar.

 

 

Capacitação

 

Bruno Carneiro é formado em Cinema e Vídeo pela Universidade de São Paulo. Desde o ano 2000 exerce principalmente as funções de diretor, roteirista e assistente de direção em formatos variados de audiovisual. Diretor de 21 documentários, e também roteirista em quase todos eles. Diretor e roteirista de cinco curtas-metragens ficcionais que participaram de festivais nos Estados Unidos, Alemanha, Japão, Coreia do Sul, Portugal, entre outros países. 

 

Os filmes receberam prêmios como “Melhor filme”, “Melhor roteiro” e “Prêmio revelação” em alguns dos maiores festivais brasileiros — Festival de Brasília, Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e do Rio de Janeiro. Diretor de programas para TV, comerciais e vídeos corporativos. Assistente de direção em 12 documentários, dirigidos por realizadores como Cao Hamburger. 

 

Participou das equipes de assistência de direção em cinco longas-metragens ficcionais, entre eles “Bicho de Sete Cabeças”, de Laís Bodanzky. Lecionou cursos semestrais de cinema documental na Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André (SP) por quatro anos. Lecionou cinema ficcional e documental na Escola São Paulo por dois anos, onde também foi coordenador de um curso anual. Deu workshops de direção no Sesc Arsenal (Cuiabá, MT) e Sesc Natal (RN), e estrutura narrativa no Cinesesc (SP).