“O segredo é viver com alegria”, conta Maria Azevedo, aos 75 anos em pleno carnaval

Cultura e Turismo - Destaques

Abertura da folia na cidade foi marcada pela presença do Grupo da Terceira Idade e da Escola de Música da Prefeitura – Musicarte

Maria Lazara de Azevedo, aos 75 anos, conta que aproveita muito mais a vida agora na terceira idade do que antes, enquanto estampa um sorriso no rosto ao participar da abertura do carnaval 2019 em Várzea Paulista. A folia que aconteceu hoje (28), na Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), reuniu a população, o Bloco Mexidão do Batuta (formado por professores e alunos da Escola de Música da Prefeitura – Musicarte) e o grupo da Terceira Idade.

“Mesmo com chuva e tudo eu vim! A gente escolhe a roupa, traz um guarda-chuva e vai! Temos que aproveitar ao máximo porque é só uma vez por ano, não é”, explica a senhora que comemora sua saúde em dia e conta que o segredo disso é simples: viver com alegria. “Sempre participo do carnaval da cidade. Faz 17 anos que eu faço parte da Terceira Idade, então sempre que tem algo para fazer, estou dentro. Parte da nossa fantasia foi construída nas oficinas da Prefeitura”, completa.

Maria se mudou para o município aos 12 anos de idade. Ela trabalhava com o pai na olaria da família e vivia em um sítio. “Quando eu era mais nova, não tinha oportunidade de sair, não pulava carnaval. Trabalhei muito, desde os 10 anos, quase não estudei, porque meu pai dizia que a escola não enchia a barriga, então tirou a gente de lá para trabalhar, assim não tinha outras oportunidades para nada”, explica.

A senhora agradece o privilégio de ter saúde para poder se divertir, aproveitar a vida ao máximo e, além de tudo, fazer muitas amizades. “Minha família está trabalhando agora, por isso eles não puderam vir, mas aos finais de semana e à noite eles participam. Mas minhas amigas, como eu gosto tanto delas, parece que são da minha família. Nós também fazemos ginástica juntas há muito tempo”, conta. A senhora explica que não toma remédio e não tem doença, apesar de sua idade, e que a receita para isso é aproveitar as oportunidades com alegria de viver.

Por sua vez, outra Maria, a Maria Julya Dias de Britto, está começando sua jornada na vida. Aos 11 anos, a jovem faz parte da Escola de Música da Prefeitura, a Musicarte, e também participa da abertura do carnaval. “Assim que voltaram as aulas, depois das férias, começamos a ensaiar para carnaval. Como gosto muito do desta festa, estou bem feliz e animada em participar, vou tocar ‘Bandeira Branca’”, conta. Faz três anos e meio que ela participa da escola de música. “Comecei no coral e agora estou aprendendo saxofone também. Depois de entrar no projeto, ocupei meu tempo e, além disso, descobri meu talento com o saxofone. Com certeza, vou levar isso pra minha vida daqui em diante”, conta a menina que ainda passará por muitos carnavais.