Oficina para confecção de leques e máscaras carnavalescas é promovida pela Prefeitura

Cultura e Turismo - Destaques

Projeto ocorreu na biblioteca municipal e reuniu foliões para produzir seus próprios adereços

 

Como parte da proposta de tornar o público mais próximo à criação da cultura de carnaval no município, a Prefeitura de Várzea Paulista elaborou, nesta quinta-feira (21), uma oficina de confecção de leques e máscaras de carnaval na Biblioteca Municipal “Profª Zulmar Zuleika Turcatto Maraccini”.

 

 

Entre os participantes estavam os membros do Grupo da Terceira Idade. Eles produziram leques e máscaras carnavalescas que serão utilizados no desfile de abertura do carnaval varzino, que ocorre na próxima quinta-feira (28), a partir das 14h, com saída da Escola de Música da Prefeitura. “A ideia partiu da professora de educação fisica Alessandra, do Clube da Terceira Idade. Achei muito bacana, e como sou aluna da ginástica, me disponibilizei para elaborar essa oficina. Sou formada em Designer de Interiores e trabalho bastante com artesanato e artes. Ano passado também ajudei nas alegorias de carnaval que foram para ruas”, explica Edileuza dos Santos, que coordenou esse projeto.

 

 

Cleuza Bruzadim, que já desfila no carnaval da cidade há cinco anos, sempre participa das oficinas oferecidas pela Prefeitura. “Eu estou achando muito interessante! Aqui conseguimos conhecer novas pessoas, fazer amizades. A oficina permite a integração das pessoas e isso é muito bom!”, conta a senhora que, além disso, faz aulas de dança de ventre oferecidas gratuitamente pelo município.

 

 

 

Sarau e Exposição

 

Além da oficina, a Prefeitura de Várzea Paulista promoverá uma exposição literária com textos e ilustrações que contam a história do carnaval desde seu surgimento, culminando na origem dessa festa no Brasil. Além disso, as fantasias e demais alegorias utilizadas nos carnavais da cidade poderão ser vistas pelo público. A exposição será inaugurada nesta sexta-feira (22), com um sarau temático às 14h. Além de dançar com as marchinhas de carnaval, o público poderá participar relatando episódios vividos nesta época festiva do ano.

 

A exposição segue até a próxima quinta-feira (28), na Biblioteca Municipal, com visitação aberta ao público gratuitamente das 08h às 17h. As escolas do município serão convidadas a prestigiar o projeto e as crianças poderão contar com materiais à disposição para confeccionar adereços para a folia.

 

 

Oficinas para os blocos

 

Jota Moreira, gestor executivo de Cultura, explica que os blocos carnavalescos dos bairros da cidade estão participando ativamente para a festa deste ano. Terça-feira (19), uma oficina foi promovida para construção do bonecão Zé Pereira, o mascote que abre o carnaval do município. Na quarta-feira (20), foi a vez do bloco “Nóis Tá de Olho” produzir o seu bonecão e na quinta-feira (21) o bloco do Cidade Nova II, chamado “Bin Laden”, construiu seu mascote.