Carnaval 2019 em Várzea Paulista contará com blocos e bonecões

Cultura e Turismo - Destaques

Folia no município será entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março

O carnaval deste ano em Várzea Paulista promete muita festa aos foliões. A abertura será na quinta-feira, 28 de fevereiro, e o encerramento na  terça-feira, 5 de março, com apoio da Prefeitura aos diversos blocos que sairão às ruas do centro e nos bairros do município. Trata-se de um apoio da administração municipal, sem custos, ao Carnaval, que será realizado no município mais uma vez pelos blocos.

“Vai estar muito legal e diferente. Na região, é a única cidade que começa a folia na quinta-feira. Farão parte do desfile oito “bonecões de Olinda”, sendo escolhido ‘Zé Pereira’ como mascote oficial. Um personagem popular muito conhecido nos blocos carnavalescos. Estamos criando essa tradição do carnaval do município, pelo segundo ano incluindo os bonecões”, conta Jota Moreira, gestor executivo de Cultura.

A abertura do carnaval será no dia 28 e se inicia às 14h. O cortejo sairá da Escola de Música da Prefeitura, a MUSICARTE (Rua Manoel Gonçalves, 200, Jd Primavera), com desfile dos bonecões e carro de som com o Bloco das Maritacas e Bloco Mexidão do Batuta (formado por alunos da escola) e o grupo da Terceira Idade, além de ser aberto a toda população. A folia segue até a Praça CEU (Centro de Artes E esportes Unificados. Rua João Póvoa s/nº, Jd do Lar).

A festa acontece nos demais dias em ações espontâneas dos blocos carnavalescos nos bairros do município. Na sexta-feira (1), o Bloco da APAE tem início às 9h e sai da APAE com destino a Praça CEU. No dia seguinte (2), das 14h às 20h, o Bloco do Bin Laden se concentra na Quadra da CEMEB Erich Becker, no Cidade Nova II. No domingo (3), o Bloco da Margarida agita a Biquinha, no Jardim Satélite, das 15h às 18h. E na segunda-feira (4), das 15h às 20h, o Bloco “Nóis Tá de Olho” percorre a Vila Tupi.

“Começamos essa nova fase em carnaval de blocos há dois anos e esse trabalho só está crescendo. São diversos blocos com abadás que chegam para dar alegria, volume e ilustrar a festa na cidade. Esse novo momento é muito importante, pois a essência do carnaval está aí: o povo brincando de carnaval”, continua Jota.

O último dia de folia a expectativa é de reunir aproximadamente mil participantes. O grande encontro de blocos acontece na terça-feira (5) no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) com apoio da Prefeitura. Das 14h às 20h haverá som mecânico, além da participação da Banda Mexidão do Batuta (formada por professores e alunos da Escola de Música da Prefeitura – MUSICARTE), Grupo de Zumba “INSPIREDANCE” e desfile dos blocos.

Processo artesanal

Dentro da Unidade Executiva de Cultura e Turismo há um trabalho para fazer com que os blocos participem das atividades carnavalescas, incluindo-os em oficinas nas quais os bonecões de Olinda são confeccionados. Com isso, o processo é todo artesanal, em que a escultura é feita com barro moldado e o processo de criação das características dos personagens é finalizado pelo artista. Posteriormente, entra em cena o processo de secagem e impermeabilização, para em seguida ser adicionado papel mache no revestimento do boneco. Treliças de ferro recicladas são utilizadas para dar formato ao corpo.

Dia 28/02 – Quinta-feira

A partir das 14h00

Abertura do Carnaval/2019, com desfile dos Bonecões, Bloco das Maritacas, Bloco Mexidão do Batuta, saindo da Escola de Música MUSICARTE (rua Manoel Gonçalves, 200, Jd Primavera) indo até a Praça CEU (Centro de Artes E esportes Unificados. Rua João Póvoa s/nº, Jd do Lar)

Blocos nos Bairros, com ações espontâneas dos Blocos;

Dia 01/02, sexta-feira, a partir das 9h00

Bloco da APAE

Saindo da APAE indo até A Praça CEU

Dia 02/02, sábado, das 14h00 às 20h00