Calor e chuva aceleram o crescimento do mato

Infraestrutura - Destaques

Unidade de Infraestrutura Urbana intensifica ações em pontos estratégicos; Nesta época do ano aumentam as reclamações de moradores em relação ao mato alto

 

Fortes chuvas, aliadas ao sol quente em dias secos, aceleram muito o crescimento do mato. Dados da Defesa Civil de Várzea Paulista apontam que, em janeiro de 2019, a chuva acumulada chegou a 417,97 mm, bem acima da média dos últimos anos, em 2018 o índice registrado no mesmo período foi quase 3 vezes menor, 169 mm. De acordo com o portal Climatempo, a temperatura na cidade, teve altas de 28 a 33 graus.

 

 

De acordo com especialistas em agronomia, os dias chuvosos, intercalados com dias muito quentes, acabam por acelerar o crescimento do mato, que cresce segundo alguns estudos de 5 a 10 cm por dia. De acordo com o gestor executivo de limpeza da Prefeitura, Alex Siqueira, o desafio é atender a grande demanda que surge neste período, “Estamos diariamente nas ruas com nossas equipes, temos que encarar essa aceleração no crescimento de mato”, explica.

 

 

 

Apesar das dificuldades em razão do tempo, a Prefeitura tem várias frentes de trabalho atuando, para enfrentar os problemas da cidade, as equipes de roçagem e capinação já realizaram em 2019 o trabalho em diversas escolas e unidade básicas de saúde do município. 

 

A diretora escolar, Fernanda Molon, do CEMEB (Centro Municipal de Educação Básica) Juvenal Cândido, no jardim Buriti confirma a tese dos especialistas, o mato nesta época do ano cresce rapidamente “a equipe esteve roçando nossa escola, no meio de janeiro, entramos em fevereiro, menos de 15 dias após o serviço realizado, já tive que solicitar o retorno, o mato cresceu muito rápido”, explica.

 

 

Nesta quarta-feira (02), a escola municipal Professora Palmyra Aurora Rinaldi, no parque Guarani, foi quem recebeu a equipe de roçagem. “Foi um trabalho muito bem feito, nosso cronograma ainda incluiu dedetização e a limpeza da caixa d’ água”, destacou Kátia Regina de Mattos Lima, diretora da unidade escolar.