Várzea Paulista possui Viveiro Municipal de Mudas

Munícipes podem retirar mudas gratuitamente

O Viveiro de Mudas da Prefeitura de Várzea Paulista está localizado no Parque Ecológico Chico Mendes e produz suas próprias mudas e recebe espécies de compromissos ambientais. As mudas são utilizadas principalmente para reflorestamento, recuperação de áreas degradadas, cumprimento de TCRAS (Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental) e arborização urbana, além da doação de mudas aos munícipes.

De acordo com o coordenador de Meio Ambiente Rafael Tamberlini, a equipe está apta a indicar a melhor muda para cada área. Segundo ele, as mais pedidas são as mudas indicadas para calçadas. “Nestes casos temos mudas de Ypê Amarelo, Resedá, Aroeira Salsa, Oiti, Quaresmeira, Sibipiruna, Canafistola, entre outras”, informa.

Essa orientação é importante para evitar problemas que ocorreram no passado, com o plantio de árvores de grande porte e que tiveram que ser podadas. “Conhecendo o local onde o morador deseja plantar sua árvore, podemos indicar a espécie mais adequada e prevenir problemas no futuro”, relata Tamberlini.

Doações

Os interessados devem fazer primeiramente um pedido à Unidade Gestora de Meio Ambiente, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, pelo telefone 4606-8673. É necessário o preenchimento de uma ficha cadastral, já que a árvore deve ser plantada somente dentro do município de Várzea Paulista. O limite é de uma árvore por munícipe.

O munícipe também receberá orientações sobre os cuidados de cultivo e qual espécie é mais indicada para cada área. Depois, é necessário retirar a muda no Viveiro Municipal. O atendimento ao público é das 9 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. O serviço está localizado na Rua Guarujá, 276 – Jardim América II.

Benefícios de ter uma árvore na calçada

Redução do sol direto e maior conforto térmico – as ruas e calçadas ficam com uma temperatura mais agradável, devido à sombra feita pelas árvores. Beneficiando toda a comunidade;

Aumento da umidade relativa do ar – A evaporação da água da superfície das folhas das árvores, aumenta a umidade relativa do ar no local onde ela está localizada;

Proteção no período de chuvas – no início das chuvas, a maior parte da água fica retida nas folhas da árvore, podendo servir de proteção para os pedestres. Além de diminuir a velocidade da água que chega ao solo.