Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Várzea Paulista toma posse

COMDEMA irá assessorar nas decisões ambientais do município

Na última quinta-feira (24), o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) de Várzea Paulista tomou posse, em evento realizado no Auditório da Praça CEU. Na ocasião os 12 novos membros – 6 da sociedade civil e 6 do poder público, foram nomeados para o biênio 2018/2020.

Foi nomeado como presidente Peterson de Ávila A. Afonso – representante da Unidade Gestora de Obras. A função de primeiro secretário ficou com Celso Renato Sibiel – representante do Sindicato dos Servidores Públicos e como segunda secretária está nomeada Luciana Aparecida S. Garcia, representante da Unidade Gestora de Saúde.

De acordo com o presidente há muito a ser feito. “Nosso intuito é dividir o grupo em comissões, para abordar de forma efetiva diversos setores, como legislação ambiental, trânsito, animais em situação de rua, permeabilidade do solo, educação ambiental, entre outros”, explica Peterson. “Também queremos opinar no Plano Diretor e trabalhar na preservação das áreas pouco degradadas do município, que engloba os bairros Mursa, Chácaras Santa Marta e Gauchinha”, explica.

Sobre o COMDEMA

O órgão tem a função de opinar e assessorar o executivo municipal — Prefeitura, Unidades Gestoras e, em especial, a pasta ambiental — nas questões relativas ao meio ambiente e assuntos dessa competência. Como um tipo de fórum, o colegiado pode ser deliberativo, consultivo e normativo.