Mudanças que servem de exemplo. “É o serviço público inovando e modernizando”, diz Catalani – sobre Programa Moderniza

Destaques

Ainda em fase de implantação, o Programa Moderniza já atrai a atenção de gestores públicos da região; equipe da Prefeitura de Francisco Morato esteve nesta quinta-feira (24) no prédio do Facilita para conhecer de perto as vantagens do novo sistema adotado em Várzea Paulista

O secretário de Assuntos Jurídicos, dr. Júlio Catalani, o coordenador Jurídico Thiago Gizze e Jonathan Colina, do setor de Tecnologia da Informação, todos da Prefeitura de Francisco Morato foram recebidos na Central de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura de Várzea Paulista pelo gestor de Planejamento e Inovação, David Alexandre, responsável pela implantação do novo sistema, pelo chefe da Casa Civil Ernaldo Arthur, a gestora de Assuntos Jurídicos dra. Florenides Gaino e pela gestora de Finanças Marli Ramos.

O grupo conheceu de perto, parte dos avanços do novo sistema de atendimento, principalmente do setor de tributação. O programa Moderniza prevê diversas mudanças nos serviços públicos prestados pelo Governo Municipal, com medidas como a nova rede interna de internet, mais eficiente e barata, e o novo sistema unificado de gestão de dados, que agilizará muito os processos e vai gerar diversos outros ganhos para a Prefeitura.

“Tudo me chamou muito a atenção, trocar informações é fundamental para avançarmos, e é isso que estamos buscando. Várzea Paulista está de parabéns, é o serviço público inovando e modernizando”, destacou dr. Júlio Catalani, secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Francisco Morato.

Para David Alexandre, gestor de Planejamento e Inovação de Várzea Paulista, esses encontros são importantes para disseminar as boas práticas. “No caso de Francisco Morato, descobri os importantes avanços na construção do novo Paço Municipal, temos sempre que estar buscando aprimorar e aprender”.

Várzea Paulista no caminho da mudança!

Um novo painel de chamamento, tudo interligado. Assim que a senha é anunciada, por número e por voz, também já é identificado o guichê, a sala e o nome do atendente. Essa é uma, das diversas mudanças que o munícipe de Várzea Paulista tem desde o último dia 22, quando teve início o funcionamento do novo sistema de atendimento da Prefeitura. Tributação, PROCON, Auditoria Fiscal, Protocolo e Fiscalização do Comércio são os serviços que agora estão com o novo procedimento. “Antes o nosso servidor, usava no mínimo quatro telas diferentes para realizar um atendimento, com esse novo sistema, todo o procedimento é realizado em uma única tela. Hoje, o servidor antes mesmo de ter o contato com o cidadão, já sabe qual é o serviço procurado. Um avanço e tanto”, informa João Pedro Cremaschi – gestor executivo da Fazenda. A Unidade de Desenvolvimento Econômico registrou em um dia, 215 atendimentos, segundo Cremaschi, esse número é considerado muito positivo. “Com o antigo sistema seria necessário pelo menos três dias para registrar essa quantidade de atendimentos”.

Outro ponto importante destacado pelo gestor executivo, é que o munícipe precisa nesta fase de implantação ter um pouco de paciência. “Ainda não estamos 100%, existe sim uma grande procura e nossas equipes estão se familiarizando com o novo sistema, logo tenho certeza que o morador de Várzea Paulista terá muito orgulho desse avanço no sistema público”.