Várzea Paulista possui Ecoponto e Coleta Seletiva

Cotidiano - Empresas

Os serviços gratuitos são opções para o descarte correto de materiais; Ecoponto funciona desde maio de 2015 e coleta seletiva há 4 anos

 

O Ecoponto é um espaço para manter a cidade limpa. Todo cidadão tem direito de descartar até 1m³ o que corresponde a uma caçamba de pick-up  pequena de entulho, totalmente gratuito, o local ainda recebe outros resíduos como: pisos, blocos, cerâmica, areia, vidro, metais, pneus, louças, reboco, móveis (desmontados), plástico, madeira, pallets, pontaletes, concreto, eletrônicos, telhas de cerâmica, eletrodomésticos e um espaço exclusivo para gessos.

 

O local não recebe alguns materiais como: pilhas, colas, óleos, tintas, resinas, baterias, amianto, lâmpadas, lixo industrial, lixo hospitalar, lixo doméstico, materiais orgânicos e produtos químicos.

 

O Ecoponto fica na Rua Atroaris, número 348 – Jardim Continente e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas; e aos sábados, das 8 às 13 horas. Nos dias de funcionamento, os funcionários se revezam para que o Ecoponto receba os materiais, de forma ininterrupta, não possui horário de almoço. O espaço não fica aberto somente aos domingos e feriados.

 

 

Várzea Paulista tem recebido diversas mudanças na área ambiental, desde 2015, um trabalho voltado à sustentabilidade está em desenvolvimento do município: a coleta seletiva de materiais recicláveis. Contratado pela Prefeitura, o trabalho é prestado pela ONG Eco & Vida, feito de segunda a quinta-feira. 

 

O coordenador operacional da instituição, Tiago Gonçalves, orienta que os munícipes devem ficar atentos ao cronograma da equipe e deixar sempre o vidro separado, para evitar cortes nas mãos dos coletores. “Procuramos seguir rigorosamente nosso roteiro, para atender a demanda que vem sempre crescendo em nosso município. Cuidar do meio ambiente é um dever de todos”.

 

 

Recicláveis aceitos pela coleta seletiva- papel (jornais, revistas, cadernos, entre outros), metal (latas de alumínio, aço, pregos, etc.), plástico (garrafas de refrigerante, água, brinquedos, etc.), vidro e óleo de cozinha usado (deve ser colocado em uma garrafa pet) – são recolhidos e separados pela equipe da ONG. “Após esse processo, vendemos esses resíduos às empresas, que os utilizam como matéria-prima”, relata o coordenador.

 

 

Confira os bairros atendidos

 

 

 

Segunda a sexta-feira – a partir das 9 horas e a partir das 15 horas

 

Vias principais da cidade – Avenida Bertioga, Avenida Fernão Dias Paes Leme, Rua Pindaré e Avenida Pacaembu.

 

Segundas-feiras – a partir das 8 horas

 

Vila Popular, Jardim Bertioga e Residencial Aimoré.

 

Terças-feiras – a partir das 8 horas 

 

Jardim Maria de Fátima (parte baixa), Jardim Cruz Alta, Jardim Mirante, Jardim Alessandra e Vila São José.

 

Quartas-feiras – a partir das 8 horas

 

Jardim Maria de Fátima (parte alta), Vila Santa Terezinha, Jardim Primavera e Jardim do Lar.

 

Quintas-feiras – a partir das 8 horas

 

Jardim Promeca, Jardim Felicidade e Residencial das Flores.