Visita puerperal da UBS Vila Popular tem destaque em revista do Governo Estadual

Destaques

Trabalho diferenciado, nos primeiros dias de vida dos bebês, inclui diversas orientações e diagnóstico precoce, que auxiliam desenvolvimento das crianças

As visitas puerperais, feitas pela equipe da UBS (Unidade Básica de Saúde) Vila Popular, em residências das mães com bebês com até duas primeiras semanas de vida, ficou entre as 132 práticas de saúde escolhidas reconhecidas na revista BIS (Boletim do Instituto de Saúde), da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. O trabalho foi eleito pelo Programa São Paulo Pela Primeiríssima Infância e ficou entre as práticas de 41 Municípios, destacadas na publicação. O caráter diferenciado do serviço foi importante para a escolha, segundo a gerente do órgão varzino, Cláudia Dias. “Como fazemos o pré-natal dessas mães, conseguimos nos antecipar e enviar um enfermeiro e um agente comunitário às residências, em datas agendadas, para examinar as crianças e dar orientações às famílias, antes mesmo da primeira ida da mamãe à UBS, após ter o filho”.

Nas visitas, a equipe, formada por profissionais que se identificam com o trabalho, fornece uma série de orientações à mãe, pai e todos os presentes durante o encontro. “Nós orientamos as mães, verificamos como está o umbiguinho, fazemos sua higienização de maneira correta, se o bebê está amarelinho damos passamos todos os cuidados necessários às mães, inclusive sobre alimentação, e já reforçamos a importância de levar a criança para tomar a vacina BCG, algo necessário já nos primeiros dias de vida dela. Além disso, nosso enfermeiro já identifica se é necessário algum tipo de atendimento à criança ou à mãe, por parte da Prefeitura, e fazemos esse agendamento”, relata a gerente.

Nas visitas, também são fornecidas orientações sobre a importância do aleitamento materno e cuidados durante a mamada; cuidados com o bebê (banho, troca de fraldas, como agir em caso de cólicas ou refluxo; dias de planejamento familiar; importância das atividades físicas; prevenção de infecções puerperais; agendamento da consulta e teste do pezinho.

Segundo Cláudia, o trabalho tem um grande reconhecimento das mães e até mesmo dos outros componentes familiares. “Elas amam as visitas e ficam na expectativa por essas boas-vindas que damos aos bebês. A família toda fica orgulhosa por isso”.

Mais sobre o processo de premiação

A articuladora municipal do Primeiríssima Infância em Várzea Paulista, Ruth Bitencourt, representou o munícipio na apresentação dessa prática, identificada pelo Comitê Municipal pela Primeiríssima Infância como algo exitoso dentro desse conjunto de ações, feita em uma oficina de apoio técnico do programa, feita em Cabreúva, no dia 30 de outubro. Como as visitas puerperais foram eleitas pela comissão julgadora para serem premiadas, foram apresentadas pela gestora em um seminário de boas práticas, na última quinta-feira (13), na capital paulista.

Além de receberem a revista e o certificado, já entregue à equipe da UBS Vila Popular nesta semana, a cidade ganhou um banner, exposto para visitação no seminário, com um resumo do que é feito nas visitas. “Era necessário explicar a quem nos questionava como são feitas essas ações e como mudou o trabalho da equipe, com a prática. Muitos nos perguntaram: ‘Houve mudança no olhar profissionais dos servidores envolvidos?’. E, com certeza, posso dizer que mudou muito”, explica a articuladora.

O banner e o exemplar da revista ganhos pelo Município serão expostos na Semana do Bebê de 2019, de 26 a 31 de agosto, em homenagem aos profissionais envolvidos.

A ideia é expandir as visitas puerperais para outras UBSs da cidade.