Prefeitura faz desassoreamento para reduzir risco de enchentes

Destaques

Ação entre a Avenida Ipiranga e a linha férrea vai aumentar área da vala, para facilitar escoamento de águas das chuvas

A Prefeitura de Várzea Paulista está fazendo, com agentes da Unidade Gestora Municipal de Infraestrutura Urbana, um desassoreamento na vala entre a Avenida Ipiranga e a linha férrea da cidade. A ação está sendo realizada com a autorização da CPTM (Companha Paulista de Trens Metropolitanos), pois a área é de sua propriedade. O serviço está sendo feito em cerca de 1.100 metros lineares, entre a altura do portão de entrada da pasta municipal citada acima e o acesso, sob a linha de trem, próximo à construção de um hotel, na Marginal do Rio Jundiaí. Os trabalhos objetivam amenizar o problema de alagamentos, por dar maior vazão ao excedente de águas de chuvas. A ação também atende a uma reivindicação de moradores próximos à empresa.

Com a retirada da vegetação e solo em excesso, será criada uma área que conseguiria armazenar até 7,5 milhões de litros de água de chuva. “A ação, que também incluirá a limpeza de bueiros, deve melhorar bastante a vazão de água nessa vala, para reduzir o risco de alagamentos nesta região mais crítica, próxima à Avenida Costa e Silva, onde há mais residências e até mesmo nas proximidades do Facilita”, explica o gestor municipal de Obras, Josué Santana, que vistoria a obra.

Os trabalhos devem ser concluídos até o final da próxima semana.