Prefeitura homenageia medalhistas de Olimpíada de Astronomia e Mostra de Lançamento de Foguetes

Destaques

Prêmio reconhece desempenho de alunos municipais em exame nacional sobre astronomia e lançamentos experimentais de foguetes

 

A Prefeitura de Várzea Paulista entregou medalhas a participantes da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) e Mobfog (Mostra Brasileira de Foguetes), na manhã de terça-feira (27), no auditório da Praça CEU. Na Olimpíada, a cidade teve uma prata e sete bronzes, das escolas Prefeito João Aprillanti (Vila Santa Terezinha) e Erich Becker (Cidade Nova II); da Mostra, foram quatro bronzes para alunos da escola da Vila Santa Terezinha. Os alunos municipais receberam palavras incentivadoras de autoridades municipais, que destacaram a curiosidade e esforço dos estudantes, e puderam expor um pouco do que aprenderam ao longo do ano para os familiares e demais pessoas presentes. A cerimônia foi feita a pedido da SAB (Sociedade Astronômica Brasileira), organizadora dos certames, para valorizar as conquistas dos alunos varzinos.

 

 

Milhares de alunos participaram das competições, em todo o Brasil. Após um ano recheado de atividades e estudos preparatórios, os medalhistas homenageados se destacaram entre 750 alunos das escolas varzinas citadas acima, inscritos na OBA, e 400 participantes da Mobfog, todos da escola Prefeito João Aprillanti. A Olimpíada tem, entre outros objetivos, alfabetizar cientificamente os alunos e fomentar o interesse deles pela astronomia. Em uma prova de dez questões, os medalhistas obtiveram as notas necessárias para sua terem a premiação, após uma série de atividades e estudos preparatórios. A Mostra também procura fortalecer o interesse dos alunos por esse campo de conhecimento e as crianças conquistam as medalhas de acordo com as distâncias alcançadas pelos foguetes produzidos nas escolas. Todos os alunos e professores participantes dos dois concursos recebem um certificado, independentemente do resultado.

 

O prefeito Juvenal Rossi reconheceu o trabalho feito pela Unidade Gestora Municipal de Educação e enalteceu o esforço das crianças para os resultados expressivos obtidos, fruto de muito estudo ao longo de 2018. O gestor declarou que fez questão de estar presente, pelo peso de tal premiação. “Alunos, vocês conquistaram algo que deveria ser mostrado para todo o mundo. Vocês estão aqui porque merecem. Levaram o nome da cidade para o âmbito nacional por merecimento. Deus nos dá capacidade de vencer obstáculos e alcançar feitos fantásticos”, afirmou.

 

Claramente feliz por celebrar a conquista dos alunos, Rossi os estimulou a continuarem firmes em seus estudos, para realizarem seus sonhos, inclusive o de trabalharem em alguma área de atuação da astronomia, por exemplo. O administrador destacou que o conhecimento não pode ser tirado de quem o adquiriu. “Estou muito orgulhoso de vocês e falo isso como se fosse a um filho meu. Tenho certeza de que seus pais e professores também se sentem assim. É preciso sentir orgulho de nossa cidade. Temos muita gente boa aqui, como vocês. Muito obrigado por terem feito isso por nossa cidade!” encerrou, visivelmente emocionado. 

 

 

Segundo o gestor municipal de Educação e vice-prefeito, Rodolfo Braga, é muito importante investir em projetos como os que resultaram nas premiações. “A OBA busca o lado intelectual das crianças. Tenho muito orgulho por ter uma equipe como essa. O mais importante é o conhecimento que essas crianças vão levar para a vida toda, as medalhas e o conteúdo assimilado”, declarou. Segundo o gestor, Várzea Paulista precisa valorizar suas conquistas, como a nota 6,5 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), 23% superior à de 2011 e 16ª maior do Estado de São Paulo. “90% desses resultados premiados hoje são mérito dos professores. Sei o quanto trabalharam para cumprir os desafios e metas. Que venham mais medalhas nos próximos anos!”.

 

 

Orgulho da família

 

Entre os alunos de destaque, esteve a única medalhista de prata da OBA, Kennyfer Cristine Vasconcelos Alves, 11 anos, do quinto ano do Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Prefeito João Aprillanti. A jovem moradora da Vila Real, que conseguiu a expressiva nota 9,35, é fã de ciência e destacou o preparo necessário para alcançar a pontuação. “Acho interessante a OBA, por ser uma oportunidade de adquirir conhecimento. Estudamos muito durante um mês, fizemos apresentações, vimos vídeos. Gosto muito de ciência e estudei muito em casa, vendo vídeos também”, destacou.

 

 

Priscila Vasconcelos, 24 anos, irmã da aluna, acompanhou de perto o trabalho de preparação para o exame. Ela viu os cartazes produzidos e participou de uma exposição dos trabalhos relativos à Olimpíada, realizada na unidade escolar. “A Kennyfer estudou bastante em casa, com os vídeos. Ela ama ciências. Eu sinto muito orgulho como irmã”.

 

Dos participantes da Mobfog, o destaque foi Livia Cristina Galvão Hilário, 9 anos, do terceiro ano da mesma escola. O foguete confeccionado pela aluna atingiu 16 metros.

 

 

 

Semente para o futuro

 

O gestor municipal de Planejamento e Inovação, David Alexandre, valorizou as conquistas dos alunos e enalteceu que a presença dos pais representa o reconhecimento do avanço dos filhos. “O mundo precisa de bons exemplos, que podem ser dados pelos pais. Se não dermos bons exemplos, o que vai ser das gerações futuras? Maus exemplos não faltam no mundo”.

 

O prefeito também citou a importância de confiar no ser humano e ter esperança, para transmitir esses bons sentimentos às crianças. “Há muita gente boa neste mundo, que faz muito pelo próximo sem esperar nada em troca. Esses alunos são nosso amanhã. É preciso lhes dar esperança. Como vamos dá-la a eles, se nós mesmos não a temos?”, defendeu.

 

O vereador Giba Moraes também deu destaque à importância da família para o desenvolvimento humano. “Um comercial antigo tinha a frase ‘Não basta ser pai, tem que participar’. Essa é a importância da participação da família. É dentro da família que vai sair gente para tornar melhor nossa cidade, estado, país e talvez o mundo. Em várzea temos que dar o exemplo pela educação. Estamos dando um belíssimo exemplo de ela é levada a sério aqui na cidade. Parabenizo os educadores. É pela educação que formamos gente do bem e que constrói”, finaliza.

 

 

 

Saiba mais

 

Confira outras informações sobre a OBA em www.oba.org.br/site. A página da Mobfog, que dá acesso a vários links informativos sobre a competição, pode ser visitada no link.