Guarda Civil Municipal apresenta novos equipamentos que serão utilizados na proteção da população

Governo e Administração - Destaques

Armas não serem letais é uma exigência legal e têm efeito de menor potencial ofensivo durante as ocorrências

A Guarda Civil Municipal (GCM), apresentou na tarde desta quarta-feira (28), seus mais novos equipamentos de apoio tático. A aquisição foi feita para cumprir a portaria interministerial número 4.226, que rege o uso progressivo da força policial. São armas chamadas de não letais como bombas de efeito moral, sprays de pimenta e armas de choque sparks.

Com apoio do prefeito municipal Juvenal Rossi, os equipamentos vão garantir mais eficiência nas operações da GCM, “Nem toda ocorrência necessita de uma abordagem com uma arma de fogo. Muitas vezes o guarda só tem que imobilizar um indivíduo ou até dispersar um tumulto. É nesta hora que esse novo equipamento de menor potencial ofensivo vai entrar em ação”, informou o comandante da GCM Varzina Pedro Eli da Cunha, que fez questão de destacar que a corporação varzina está sempre de acordo com a legislação, “Nós agora estamos ainda mais alinhados com a portaria 4.226. Isso é muito bom!”.

Os guardas estão recebendo o treinamento de como trabalhar com o novo equipamento e vão leva-las a campo assim que todos estiverem devidamente habilitados.