Dezembro Vermelho chega com diversas ações na cidade

Destaques

Mês da conscientização e do combate a AIDS traz exames e testes gratuitos para os cidadãos

 

Vai começar o Dezembro Vermelho, um mês dedicado à conscientização e combate à AIDS. E durante os dias 03 e 07, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Várzea Paulista, vai ampliar a Campanha Fique Sabendo, o objetivo é realizar testes de AIDS e Sífilis e dar aconselhamento a toda à população.

 

Para isso, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), vão intensificar os atendimentos e dar prioridade a realização dos testes. “Toda a população vai poder ir até a sua UBS e fazer o teste. Ele é simples, rápido e o resultado pode sair em 30 minutos”, destacou a coordenadora Luzinete de Souza.

 

 

Por que devo fazer o teste?

 

O HIV é uma doença silenciosa e que na maioria das vezes leva anos até se manifestar e atingir o estágio da AIDS. Muitas pessoas não sabem que carregam o vírus, por isso a importância de fazer o teste, “Qualquer pessoa que tem uma vida sexual ativa deve fazer o teste. E mesmo os que vivem um relacionamento estável, também podem se examinar” contou Luzinete. Ela também falou sobre a importância de fazer o teste, “Mais que descobrir se o indivíduo é portador do vírus, o teste pode garantir um diagnóstico precoce e tratamento em tempo oportuno, aumenta à qualidade de vida e evita a transmissão para as parcerias sexuais.”.

 

 

Atendimento á população

 

Durante toda a semana nas UBSs, os testes serão feitos durante o horário de atendimento que é das 7h às 16h. E a equipe do CTA estará de plantão em frente à loja Maravilhas do Lar na Vila Santa Terezinha, das 9h às 14h atendendo a toda a população. Para realizar o teste é preciso apenas estar com um documento com foto. Os testes são sigilosos.