Black Friday – Procon de Várzea Paulista adverte para que consumidores fiquem atentos as falsas promoções

Destaques

Posto de Várzea Paulista dá dicas para que ninguém seja prejudicado durante a temporada de compras

 

 

Black Friday está chegando, e o Procon de Várzea Paulista já está em alerta para atender a todos os consumidores da cidade. São dicas e orientações preciosas para quem quer aproveitar a data para adquirir aquele celular dos sonhos, fechar um pacote de viajem ou até mesmo adiantar as compras do natal.

 

A data instituída nos Estados Unidos é a sexta-feira logo após o feriado de Ação de Graças, e tem como objetivo principal, dar aos consumidores a chance de adquirir produtos com descontos muito maiores do que o normal, e aos lojistas a oportunidade de renovar os estoques para as datas festivas de dezembro.

 

No Brasil, a Black Friday chegou com força em 2010 e desde então, todo ano no mês de novembro, pequenos comerciantes e grandes varejistas preparam promoções e ofertas em todos os setores do comércio. Mas é preciso ficar atento com os falsos descontos e as pegadinhas que estão escondidas por aí em sites e até mesmo nas redes sociais. Para garantir que nenhum consumidor seja lesado durante as suas compras, o coordenador do Procon de Várzea Paulista, Luiz Felipe Cesar deu algumas instruções de como prosseguir com segurança e cautela na hora da compra, “Em primeiro lugar, você tem que ler, saber o que esta comprando ou contratando. Muitas pessoas deixam de prestar atenção aos detalhes e descrições do produto e acabam se decepcionando. Por isso ler tudo o que está no site, no folheto ou no catálogo faz toda a diferença”.

 

O coordenador também falou sobre os chamados sites fake que usam a imagem de grandes marcas para atrair pessoas desavisadas, e que sempre geram muitos transtornos, “Vai comprar pela internet? Certifique-se que está no lugar certo. Muitas vezes a página apresenta a logomarca de uma rede famosa, mas quando você olha na barra de endereço, o nome que está lá não tem nada a ver com a empresa”.

 

Links de promoções enviados pelo whatsapp, também não são indicados, “O Procon não recomenda a compra por meio das redes sociais. Muitas vezes esses links vem disfarçados de ofertas imperdíveis, mas na verdade são vírus que podem contaminar seus aparelhos e roubar informações valiosas”.

 

 

Nem tudo que reluz é ouro

 

O consumidor tem que ficar atendo com as promoções inacreditáveis. Produtos com valores muitíssimo abaixo do normal não são um bom sinal. O Procon faz o monitoramento com 60 dias de antecedência,  de lojas virtuais e físicas dos valores dos 100 produtos mais procurados durante a temporada da Black Friday para garantir que os preços realmente estão mais baixos. Para conferir a lista destes produtos, basta acessar o site do Procon

 

 

Dicas valiosas

 

Para ter certeza de que esta fazendo boas escolhas, o Procon aconselha o consumidor a fazer uma ampla pesquisa em diversos lugares diferentes antes de finalizar suas compras, “É sempre bom pesquisar, olhar em vários lugares e comparar os preços para garantir que está fazendo boas escolhas”, falou Felipe.

 

 

Histórico conta?

 

Também é importante se certificar que está comprando um lugar confiável, o Procon disponibiliza uma lista de site que devem ser evitados e aconselha que antes de comprar o consumidor de uma busca rápida pelo histórico do site na internet. O reclame aqui é uma boa opção além do próprio Procon. A lista pode ser conferida aqui.

 

 

Procon na rua

 

Em Várzea Paulista o diretor de atendimento do órgão, Dr. Ricardo Rodrigues estará nas ruas fazendo um acompanhamento nas lojas para garantir que todos respeitem os direitos do consumidor. Durante a sexta-feira o posto do Procon estará atendendo normalmente. Na Rua João Póvoa, 97 – no prédio do Facilita. Nos demais dias os horários são de segunda a sexta-feira das 9h às 16h, ou pelo telefone 4595-0557.