Várzea Paulista realiza a VI Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes

Destaques

Debate teve como tema a ‘Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências’

Na última quinta-feira (08), foi realizada na Câmara Municipal a VI Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Várzea Paulista. O evento que prosseguiu por todo o dia, contou com a presença de representantes do Grendacc, Sítio Agar, Apae, Conselho Tutelar, Conselho da Pessoa Idosa, Conselho Municipal das Crianças e Adolescentes e da Prefeitura.

Este ano, a conferência teve como tema a ‘Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências’, que foi dividida em cinco eixos:

– Garantia dos Direitos e Políticas Públicas integradas e de Inclusão Social;

– Prevenção e Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes;

– Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes;

– Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes;

– Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Crianças e Adolescentes.

A abertura do evento foi marcada por apresentações culturais da Apae, Guardinha, Grendacc e Sítio Agar.

O prefeito Juvenal Rossi prestigiou a abertura da Conferência e falou sobre como a empatia é significativa quando se debate temas pertinentes a outros grupos. “Aqui, precisamos entender as limitações e objetivos de cada uma dessas crianças e adolescentes. Se coloquem no lugar do outro, tenham sensibilidade e ajudem a preservar a bondade que existe em cada criança”, falou.

A gestora de Desenvolvimento Social, Simone Bifani agradeceu a presença de todos e falou sobre a valorização da família. “Todos os dias antes de sair de casa abracem seus filhos”, disse.

A presidente do CMDCA, Tânia Maura ressaltou a importância de se ter um olhar carinhoso com as crianças. “Quando trabalhava em escola, uma vez percebi que um dos alunos estava com o calçado rasgado. Por isso, ele não brincava e estava sempre retraído. Aquilo me comoveu, e dei de presente a ele, um tênis novo. Anos depois o encontrei, e ele me contou, que todos os anos doa um tênis para uma criança carente. Foi um ato de amor que se multiplicou”.

O debate foi aberto por Aline Lima Silva, ao lembrar que as mobilizações tiveram início em agosto. “Agradecemos a todos que estão acompanhando este processo. Jovens, entidades, representantes das políticas públicas, saúde e educação e acima de tudo, o apoio da população, já que esse é um processo coletivo”, afirmou.

O evento contou com a presença de vereadores e gestores municipais. Além de vários representantes da sociedade civil.

Repasse do CMDCA

O Conselho Municipal das Crianças e Adolescentes de Várzea Paulista realizou o repasse de verba para três entidades assistenciais, no valor total de R$ 67 mil. Para a Apae foram destinados R$ 42 mil, para o Grendacc R$ 16 mil e para o Sítio Agar R$ 9 mil.

Eleição

A VI Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Várzea Paulista elegeu 4 delegados representando o CMDCA, 4 do Conselho Tutelar, 2 de Movimentos Sociais, 1 do Sistema de Justiça, 6 adolescentes, 4 crianças e 2 da Rede de Atendimento, totalizando 23 titulares e seus respectivos suplentes à Conferência Regional.