4ª edição do ‘Leitura e Saber’ leva o mundo dos livros para crianças da Escola João Nalini

Educação - Destaques

Alunos apresentaram suas próprias versões de histórias folclóricas e canções tradicionais

 

Ziraldo já nos disse: “O importante é motivar a criança para leitura, para a aventura de ler”. E a forma escolhida pela CEMEB Prof. João Batista Nalini, no Jardim Buriti, de colocar em prática essas palavras foi através de um sarau literário para os estudantes, com músicas, histórias, lendas e poesias.

 

A 4ª Roda de Leitura e Saber aconteceu na última quinta-feira (26), e reuniu alunos, pais e professores para prestigiar as apresentações. Cada turma protagonizou uma encenação. O evento contou também com a presença do gestor de educação Rodolfo Braga, que acompanhou as apresentações de todas as crianças.

 

Os alunos do primeiro ano declamaram o “O Estatuto do Homem”, um poema que fala sobre algumas das nossas obrigações como seres humanos e cantaram “A velha a fiar”, do Trio Irakitan. A turma do segundo ano fez uma leitura interpretativa de alguns contos sobre a literatura afro-brasileira, o terceiro ano apresentou a canção “Filhote do filhote”, do cantor e compositor Rubinho do Vale.

 

Já a turma do quarto ano fez uma releitura de alguns contos clássicos do folclore nacional como a mula se cabeça e o saci. A pequena Ana Leticia, de 9 anos, contou a lenda do saci e falou o que achou da experiência. “Eu gostei muito de contar a história do saci, o sarau está muito legal e todo mundo está participando. Quero que a próxima (roda de leitura e saber) venha logo”.

 

 

Tanta dedicação à leitura não é sem propósito, o objetivo da equipe de educadores é dar o máximo de contribuição possível para cada um dos seus alunos. “É importante para potencializar a capacidade discursiva dos alunos hoje. Nós da escola Nalini acreditamos no poder de transformação que a educação tem”, falou Marilene Mendes Porphirio, diretora da escola.

 

 

Jovens autores

 

 

Um dos destaques do sarau foi à apresentação da turma do quinto ano, que com o auxílio da professora Katiene de Oliveira e do professor de informática Marcos Aurélio Mascagne, desenvolveram um livro de poesia.

 

Todos os poemas do livro foram escritos pelos alunos e publicados pela escola. Uma alegria imensa para a Mariah Almeida (13), que amou ver o fruto do seu trabalho, “O livro está lindo, foi muito legal escrever e eu espero que todos gostem”.

 

 

 

Convidado ilustre

 

Na plateia, uma pessoa muito especial. Um ex-aluno que depois de muito tempo está de volta antiga escola para contar um pouco sobre as sua vida e do tempo que passou lá, Alberto de Oliveira é escritor e participou de todo o sarau. “A última vez que vim foi em 2008, já faz dez anos. É muito bem ver estas crianças trilhando o mesmo caminho que eu trilhei,” falou ele.

 

 

Oliveira também contou um pouco de como foi o início de tudo. “Eu sempre tive o sonho de ser escritor e escrevi meu primeiro livro quando estudava aqui. Ele se chama Uma Viagem Maluca, e eu só consegui, graças à ajuda da minha professora, que me incentivou muito. Lembro que quando ficou pronto, nós imprimimos dez cópias e existe uma na escola até hoje”.

 

 

4ª Roda de Leitura e Saber

 

Uma festa a literatura, assim podemos chamar a 4ª Roda de Leitura e Saber. O envolvimento dos alunos foi completo e o gestor Rodolfo Braga falou um pouco das suas impressões sobre o evento. “Está tudo lindo. É tão importante alimentar o intelecto destas crianças. O que podemos dar para essas crianças é a vontade de sempre aprender mais. Uma sociedade melhor se faz assim”.