Orquivárzea tem exposição aberta oficialmente

Destaques

Autoridades municipais e representantes de entidades voltadas aos orquidófilos prestigiam solenidade

 

A Prefeitura de Várzea Paulista abriu de forma oficial a exposição da 13ª Orquivárzea, na noite desta sexta-feira (19), na área de exposição do evento, dentro da Praça CEU. Autoridades municipais e representantes de entidades voltadas a produtores de orquídeas, entre outros nomes importantes da região, compareceram ao ato. A cerimônia incluiu as falas ao público presente, o desenlace da fita inaugural da festa e apresentações musicais da Orquestra Municipal Musicarte e Vozes. Os oradores destacaram a importância da Orquivárzea e encorajaram a Prefeitura a prosseguirem com a promoção do evento, nos próximos anos.

 

O prefeito em exercício de Várzea Paulista, Rodolfo Braga, destacou a honra de estar nessa função durante a abertura oficial da Festa das Orquídeas. O administrador também citou os esforços realizados para demonstrar que o município é a cidade das orquídeas, não só durante o evento, mas ao longo de todo o ano. “A cidade está trabalhando no dia a dia, com esse intuito. Estamos preparando um local fixo para a exposição de orquídeas, na Avenida Fernão Dias Paes Leme, em frente à Chácara Mall”, declarou. “Este ano, a festa tem o diferencial de contar com as barracas de entidades filantrópicas, que venderão alimentos e bebidas”.

 

 

O presidente da Associação dos Orquidófilos de Várzea Paulista, Arthur D’Andrea, reconheceu o trabalho realizado pelo Governo Municipal, para a viabilização da Orquivárzea 2018. “Na natureza, muitas orquídeas são grandes e bonitas e, por Deus as ter feito assim, chamam a atenção por si sós. Outras, menores, precisam ser cultivadas pelo produtor, para crescerem e poderem ser expostas aqui na festa. Igualmente, para a realização da edição deste ano, foi necessário o envolvimento de muitas pessoas que não são orquidófilas, mas que se engajaram e fizeram essa festa acontecer. Faço um agradecimento especial ao gestor Jota Moreira, que, mesmo não sendo especialista nisso, teve muita vontade de fazer. Ver pessoas engajadas como ele nos dá mais força para continuarmos com esse evento. E obrigado à Prefeitura, como um todo, pelo esforço para mantermos a Orquivárzea, que já é tradição da cidade”, afirmou.

 

O coordenador da Caob (Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil), José Francisco Vanucci, disse que a instituição está honrada em participar da festa que já é tradição no meio orquidófilo. “A Caob vê que, sem a ajuda das autoridades, esse tipo de festa não ocorre. Se não fossem os produtores, muitas espécies de orquídeas poderiam desaparecer. Essas exposições são importantes por tudo isso, além de ser importante para as gerações futuras. A entidade agradece às autoridades”, reconheceu o gestor.

 

Um dos principais organizadores da festa, o gestor executivo de Cultura e Turismo, Jota Moreira (à esquerda, na foto abaixo), bastante elogiado durante a solenidade, agradeceu a Deus a força, saúde e discernimento recebidos ao longo do árduo trabalho para viabilizar a festa, apesar das dificuldades encontradas. O administrador cumprimentou as demais Unidades Gestoras Municipais envolvidas na promoção da exposição, além dos patrocinadores do evento. “Para mim, tarefa dada é tarefa cumprida. Foi um desafio muito grande realizar essa festa. Aprendi muito sobre as orquídeas. Conseguimos dar um cunho cultural ao evento e vocês vão poder conferir nossa ideia temática, que trouxe um lado mais orgânico à decoração, inclusive com a Mata Atlântica. Agradeço demais aos guerreiros da Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana, que nos ajudaram bastante a tornar esse ambiente possível. Muito obrigado!”.

 

 

Um pouco depois, o chefe da Casa Civil, Ernaldo Artur, agradeceu mais uma vez a Moreira os serviços prestados. O colega de trabalho se emocionou. “Jota, você é um guerreiro. Tem um coração que não cabe no peito. Este ano, após ter feito parte da organização de eventos anteriores, não consegui estar à frente da festa, por já ter muitas outras atribuições, mas você tomou a iniciativa de fazer tudo isso acontecer, com muito esforço, apesar das dificuldades”.

 

 

Outras presenças importantes

 

Quem também fez questão de prestigiar a abertura oficial foi o prefeito de Louveira, Nicolau Finamore Junior. O gestor destacou a honra em participar de um bonito evento. “Várzea Paulista contribui para o embelezamento das casas de modo geral, com essas orquídeas. Parabéns à Prefeitura pela determinação em prosseguir com este evento e manter a tradição da cidade. Em nossa cidade, há um produtor iniciando um trabalho com orquídeas e futuramente é possível que tenhamos um evento desse mesmo tipo”.

 

O vereador de Várzea Paulista, Giba Moraes, por sua vez, fez votos de que Louveira logo possa realizar um evento parecido e o enalteceu como um momento para as famílias aproveitarem. “É uma festa em família. Todos ganham com isso”, opinou.

 

 

Outro parlamentar municipal presente, Osmar Pereira, destacou a beleza da festa. “Parabenizo quem veio, pois vai ver muita coisa bonita”.

 

 

Música

 

A Orquestra Municipal Musicarte e Vozes, da escola de música Musicarte, da Prefeitura, apresentou alguns números musicais durante a solenidade, entre eles o Hino Municipal de Várzea Paulista.

 

No palco próximo à praça de alimentação, o público curtiu muita música sertaneja.

 

 

 

Muitas opções

 

No espaço inaugurado oficialmente, o público pode conferir 300 mudas em exposição, de várias espécies, e 3 mil à venda. Entre as diversas flores, haverá algumas vindas da Tailândia, da espécie Vanda.

 

Colecionadores de dez municípios do estado participam da festa, com a exposição de mudas. Entre as cidades representadas, estão Americana, Piracicaba, Capivari, Campinas, Itu e Salto, além da própria Várzea Paulista.

 

Cinco orquidários varzinos estão vendendo suas mudas. A exposição e venda de mudas (preços a partir de R$ 5,00), continua neste sábado (20), das 8 às 22 horas, e no domingo (21), das 8 às 15 horas.