Juramento à Bandeira Nacional reúne jovens em Várzea Paulista

Governo e Administração - Destaques

Os meninos nascidos em 2000 receberam seus certificados de dispensa do serviço militar e se comprometeram a servir a pátria se necessário

O Espaço Cidadania recebeu na manhã desta quinta-feira (18), um grupo de rapazes para a cerimônia de juramento á bandeira nacional. Diante de autoridades civis, militares e religiosas, os jovens declamaram seu compromisso com a nação de servir, honrar e proteger a pátria.

De acordo com o protocolo, as bandeiras nacional, estadual e municipal, foram trazidas pela Guarda Civil Municipal, e os hinos do Brasil e de Várzea Paulista proclamados. Então, em posição de sentido, os jovens prometeram estar sempre disponíveis para cumprir com seus deveres civis.

Dentre os convidados da mesa de honra estiveram presente o prefeito em exercício Rodolfo Braga, o Capitão Severino Felipe, Pedro Eli da Cunha, comandante da Guarda Municipal, o representante da Assembleia de Deus pastor Geraldo Sobral e o pároco da Paróquia São Francisco Padre Alexandre Teodoro. Os Gestores municipais da Casa Civil Ernaldo de Mello, de Assuntos Jurídicos e Cidadania Florenides Gaino e de Desenvolvimento Econômico Marco Bueno também compuseram a tribuna de honra.

Ao lado direito da tribuna estavam presentes os pais e familiares dos jovens e ao lado esquerdo, os vereadores Giba Moraes, Claudenir “Nil”, Luiz Ferreira – “Hulk” e Robertinho de Almeida representando a Câmara Municipal.

Durante o evento o Capitão Severino Felipe enfatizou aos garotos sobre a responsabilidade que o juramento a bandeira representa, “Somos filhos da pátria e hoje, mesmo dispensados vocês juraram servi-la sempre que for necessário. O país conta com vocês”.

Ao fim da cerimônia um a um os jovens se dirigiram a tribuna para receber o certificado de dispensa do serviço militar.

Alistamento militar

No Brasil, todos os jovens ao completarem 18 anos de idade devem se dirigir a junta militar de sua cidade para se alistar no serviço obrigatório.

Em Várzea Paulista, a Junta Militar fica dentro do Paço Municipal, na Avenida Fernão Dias Paes Leme, nº 284 – Centro. O horário de funcionamento é das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4606-1381.