Orquivárzea contará com troféu transitório e flores tailandesas

Destaques

Prêmio ficará com expositor da planta vencedora e homenageará Sinezio Calore, primeiro orquidófilo de Várzea Paulista

 

A 13ª Orquivárzea, na Praça CEU, trará aos visitantes duas atrações interessantes: o troféu transitório Sinezio Calore, para a flor eleita como mais bonita da festa; e a presença de mudas floridas da espécie Vanda, da Tailândia. As flores poderão ser curtidas entre os dias 19 e 21 de outubro (das 8 às 22 horas, na sexta e sábado, e das 8 às 17 horas, no domingo) e o troféu, a partir de sexta-feira, por volta das 17 horas. A ideia é homenagear o primeiro orquidófilo a se instalar em Várzea e garantir uma maior variedade ao público presente.

 

Segundo o produtor do orquidário varzino Brasil Nursery, Arthur D’Andrea, o novo prêmio ficará com o orquidófilo que vencer a competição da melhor muda em exposição. “O troféu transitório ficará com o vencedor até o próximo concurso, na edição seguinte da festa. Na sexta-feira (19), aproximadamente às 17 horas, será feito o julgamento para a escolha do vencedor e o troféu ficará em exposição até o último dia da festa”, explica.

 

 

Entre as 300 mudas em exposição e 3 mil à venda, haverá algumas vindas da Tailândia e cultivadas pelo orquidário em que D’Andrea atua. “Trazemos elas, da espécie vanda, de lá e as cultivamos até florirem. Os visitantes poderão conhecer essas que são conhecidas como orquídeas aéreas, que não precisam de substrato (terra) para crescerem”.

 

Os visitantes também poderão comprar mudas da orquídea BLC Várzea Paulista, que geralmente ficam apenas em exposição.

 

 

 

Muitas opções

 

Colecionadores de dez municípios do estado participação da festa, com a exposição de suas mudas. Entre as cidades representadas, estarão Americana, Piracicaba, Capivari, Campinas, Itu e Salto, além da própria Várzea Paulista.

 

Cinco orquidários varzinos venderão suas mudas. “Os profissionais da cidade tiveram preferência”, explica o orquidófilo. . “A expectativa de público é boa. O pessoal sempre gosta de apreciar as orquídeas e a festa já tem uma certa tradição”.

 

 

Haverá venda de mudas por preços a partir de R$ 5,00, na sexta-feira e sábado, das 8 às 22 horas, e no domingo, das 8 às 17 horas.

 

 

 

Festa para toda a família

 

 

A Orquivárzea 2018 também terá várias outras atrações. Confira a programação completa.