Ginecologistas da rede municipal participam de capacitação sobre pré-natal de alto risco

Destaques

Encontro também foi realizado com pediatras, para atualizar os protocolos de atendimento no serviço público municipal

 

Na última segunda-feira (08), a Unidade Gestora de Saúde de Várzea Paulista promoveu uma capacitação sobre o Pré-Natal de Alto Risco para os médicos ginecologistas e representantes das Unidades Básicas de Saúde. O encontro foi realizado no auditório da Saúde, no prédio do Facilita e reuniu aproximadamente 30 profissionais.

 

De acordo com a médica ginecologista Erika Pimenta de Pádua, assistente técnica de Saúde da Mulher em Jundiaí, o intuito do encontro foi  qualificar os encaminhamentos de alto risco. “Ter reuniões em equipe para avaliar cada caso ajuda a ter uma visão mais ampla sobre a situação da paciente”, sugere a médica. ‘Nenhuma vaga de alto risco fica sem o atendimento especializado, mas precisamos analisar a fundo esses encaminhamentos, já que cada paciente que não necessita deste serviço, tira o lugar de alguma mulher que precisa, já que temos uma alta demanda”, explica. Os atendimentos de alto risco são realizados em Jundiaí e os partos, no Hospital Universitário.

 

 

A gestora de Saúde Mônica Rodrigues, destaca que a capacitação com as ginecologistas, assim como a que aconteceu com os pediatras, tem o objetivo de evitar a mortalidade infantil e verificar os pontos fracos dos protocolos existentes, para que sejam corrigidos. “Queremos melhorar cada vez mais nosso atendimento, por isso, é tão importante revisar e atualizar os protocolos de atendimento, e envolver toda a equipe neste trabalho”, afirma a gestora.

 

 

A médica ginecologista da rede municipal e membro do Comitê de Morte Materna Vanessa Leonardi, a padronização vai colaborar para o trabalho da equipe. “Um pré-natal de risco envolve todo o sistema de saúde, mas também envolve a mãe, a família, é um trabalho conjunto”, finaliza a especialista.