O Projeto Educação Ambiental no Trânsito leva para alunos da rede municipal atividades sobre o Meio Ambiente

Destaques

Crianças separaram lixo reciclável, percorreram trajeto na “mini cidade” e tiveram palestra interativa

O Projeto Educação Ambiental no Trânsito vem sendo desenvolvido no nosso município desde 2016, sendo uma parceira da Unidade Gestora de Educação, Unidade Gestora de Trânsito e Transkompa. Nesta quinta-feira (20) os alunos dos quartos anos da CEMEB (Centro Municipal de Educação Básica) São Miguel Arcanjo no Jardim América IV, participaram de várias atividades educativas a respeito da preservação do meio ambiente e da boa conduta no trânsito. Dentre elas, uma palestra interativa, gincana em um enorme tabuleiro que simula uma cidade e para encerrar, uma visita a um caminhão tanque.

O foco das atividades foi a preservação do meio ambiente, e com uma parceria entre a Unidade Gestora de Educação e a empresa TransKompa (transportadora situada em Várzea Pta), os alunos tiveram a chance de aprender sobre a reciclagem e de ver de perto algumas das situações do dia a dia de um condutor e um pedestre. “Hoje estamos ensinando os alunos a preservar o meio ambiente, falando sobre reciclagem e a coleta seletiva. Além de ressaltarmos as boas condutas de trânsito” contou Fabiane de Camargo, Coordenadora de Projetos Especiais e EJA.

Na “mini cidade”, como é chamado o tabuleiro que simula ruas e avenidas, a primeira atividade foi recolher o lixo espalhado pelas ruas e colocar adequadamente no coletor de lixo reciclável. Depois desta atividade as crianças foram divididas em “carros”, e percorreram um trajeto com várias missões, como dar a seta antes de entrar em uma rua e aguardar a travessia do pedestre antes de seguir em frente. Até mesmo um semáforo humano ajudou a completar o cenário. As colegas de classe Ana Julia e Raysa Silva ambas com 10 anos de idade aproveitaram a brincadeira, mas sem perder o foco em sua missão, “Nós estamos gostando muito, a ‘mini cidade’ é super legal. Mas estamos prestando atenção no caminho para não errar nada”, desatracam as meninas enquanto aguardavam para continuar o jogo.

Ação e legado

Mas que um dia de descontração e brincadeiras, o que vai ficar para os alunos da São Miguel Arcanjo é o compromisso de continuar com tudo o que foi aprendido. E como um lembrete desta promessa a escola ganhou uma lixeira adaptada para a coleta seletiva, e todos os alunos tem acesso a ela, “Agora que eu sei fazer a coleta seletiva, vou separar todo o meu lixo”, contou a pequena Sophia Ramos de 9 anos. “Essa semana está sendo maravilhosa, já estávamos trabalhando com o tema da cidadania e o trânsito e essas atividades ajudam muito” disse Denise Souza, diretora da escola.

Grande final

Para encerrar o dia, todos os alunos tiveram a chance de conhecer um autêntico caminhão tanque. As crianças entraram na cabine do motorista, conheceram o painel e todo a veículo. “Ele é muito grande, de lá de dentro da para a rua toda, eu nem consigo subir a escada sozinho. Mas eu achei ele (caminhão) incrível” falou Manoel Netto de 9 anos. “Depois de um dia como este, esse foi um final maravilhoso. Sei que as crianças nunca esquecerão”, falou Souza, sobre a visita ao caminhão.