Praça Vereador Oscar Semede no Jardim Bertioga é inaugurada

Destaques

Num domingo de sol, a cerimônia contou com a presença de moradores do bairro, autoridades e família do homenageado

 

O primeiro domingo (23) da primavera de 2018 entrou para a história do bairro jardim Bertioga em Várzea Paulista, que ganhou uma nova área de lazer. Para que a cerimônia de inauguração da Praça Vereador Oscar Semede acontecesse, até mesmo o clima ajudou. O dia amanheceu agradável e sem nenhuma nuvem no céu. O evento começou às 10h da manhã e contou com a presença de muitos munícipes e diversas autoridades da cidade, prefeito Juvenal Rossi, os gestores Renato Germano de Infraestrutura, o João Lima de Meio Ambiente e Ernaldo Arthur, gestor de Casa Civil. David Alexandre, gestor de Planejamento e Inovação. Também estiveram presentes, os vereadores Giba Moraes, Robertinho de Almeida e o presidente da Câmara Silso das Neves.

 

Muitas famílias aproveitaram para conhecer a nova praça, e prestar a sua homenagem a Oscar Semede, o homem que dá nome ao lugar e foi um dos moradores mais queridos do bairro.

 

Ao homenageado

 

 

Oscar Semede veio para Várzea Paulista na década de 1970, com sua esposa e seu filho. Ele se instalou no bairro Maria de Fátima, e logo se tornou uma figura pública no local por sempre lutar pelos interesses dos moradores de seu bairro e também do Jardim Bertioga. “Para o Oscar não tinha hora, podia ser dia ou noite. Ele sempre estava disponível para ajudar quem precisasse. Esse era o Oscar que eu conheci”, destacou Silso das Neves, presidente do Legislativo Varzino, quando se referiu ao amigo e vereador.

 

Em nome da Família Semede, Elisa, irmã de Oscar foi convidada a participar da solenidade de honra e usou a oportunidade para dizer algumas palavras sobre o que esta homenagem representou para sua família, “Nós estamos muito agradecidos à cidade de Várzea Paulista, por esta praça que leva o nome do Oscar. Esta é uma bela homenagem. Antes de ser um cidadão exemplar, meu irmão foi um pai, um esposo e amigo exemplar. Todos nós temos muito orgulho dele. E vamos nos lembrar deste dia. Sempre que passarmos por aqui , vamos lembrar dele com muito carinho”, sem conter a emoção, Elisa encerrou sua fala lembrando-se de tudo o que o seu irmão fez como vereador. “Ele amava esta cidade e lutou muito por este bairro. Não media esforços por este povo. Estava sempre presente e ficaria muito feliz de ver tudo o que este lugar se tornou”. Estiveram presentes os filhos, os irmãos e os netos de Oscar e de Francisca Joelma Semede (que faleceu junto com o marido, em um acidente de moto, no ano de 2013). Muitos moradores do bairro acompanharam a cerimônia e o sentimento de emoção tomou conta de todos.

 

 

O vereador Giba Moraes, que relembrou alguns momentos que viveu com Oscar Semede, “Na década de 80 nós éramos vizinhos, foi ele que me ajudou a ser quem sou. Muito obrigado Oscar, e onde quer que esteja, saiba que eu sempre serei grato a tudo o que você fez por mim”.

 

O prefeito Juvenal Rossi contou um pouco do que partilhou com Semede, “Hoje falo de um amigo. Muito antes de atuarmos juntos como vereadores, eu já frequentava a casa dele e via de perto a relação dele com a sua vizinhança. Ele estava sempre disponível. E o que estamos fazendo hoje é retribuir um pouco de tudo o que ele fez”.

 

Sobre a época em que mais esteve com Oscar, Renato Germano falou, “A gente ia para a casa do Oscar para churrasquear, e era sempre igual, se chegasse alguém, ele parava tudo para atender. Ele dizia: pessoal, fica a vontade, podem continuar que eu vou voltar. Mas agora, tenho que ir ver o que esta acontecendo”.

 

 

Dia em família

 

 

Quem dedicou à manhã de domingo a prestigiar a inauguração não teve motivos para se arrepender como a Débora Desli (37) e o Natanael Juvenal (38), “Esta lindo aqui, tem lugar para brincar e conversar. Vou voltar em breve ” enfatizou Débora.

 

 

Dona Sueli Morais trouxe seu neto para brincar e aprovou a nova área de lazer do bairro, “É bom saber que tem um lugar assim tão perto de casa. Meu neto gosta de brincar e aqui é seguro, eu posso confiar que ele vai estar bem”.

 

 

No carro d’ Os Flintstones o pequeno Pedro de um ano aproveitou bastante a nova brincadeira com a mãe Vanessa Santana (35), “O Pedrinho está adorando. Ele ama carros e neste aqui da até para entrar”, destacou a sorridente Vanessa.

 

 

A criançada fez a festa no parquinho e ainda teve algodão doce e pipoca liberado para todo mundo. As amigas Ana Clara (7) e Bárbara (8) já marcaram de se encontrar lá de novo, “A gente vai voltar amanhã. Por que ficou muito legal” disse Ana Clara. “Dá para brincar muito aqui” completou Bárbara enquanto brincava.

 

 

 

Espaço ecológico

 

 

Como parte do trabalho, a praça recebeu seis lixeiras ecológicas, que juntas vão trazer mais comodidade aos visitantes. Todo o trabalho de paisagismo foi feito pela Unidade Gestora de Meio Ambiente, que cedeu além das lixeiras, várias mudas de plantas e palmeiras que em breve servirão como seleiro para as orquídeas que serão plantadas nelas.

 

 

“Os agentes da infraestrutura, os nossos guerreiros da infra como são conhecidos, trabalharam duro para que tudo ficasse perfeito. Pouca gente sabe, mas eles deram o sangue neste lugar. Seria muito bom se cada um de vocês que estão aqui hoje, façam a sua parte e colabore para manter tudo assim como esta” disse Renato Germano, gestor de Infraestrutura Urbana de Várzea Paulista.

 

 

Para completar, Juvenal falou sobre o futuro não só do Jardim Bertioga, mas também de toda a cidade, “Esse é o meu legado, é o que eu vou deixar para vocês. Espero que sempre que eu passar aqui, possa saber que fiz parte disto. E ver todos vocês desfrutando de tudo isso. Para isso é fundamental que vocês adotem, preservem e cuidem”. E encerrou dizendo “Esse sonho não é meu, é nosso. Sonhem comigo e juntos vamos mudar esta cidade”.

 

 

Encerramento

 

A solenidade terminou com a tradicional retirada da capa que cobria a placa que leva o nome da praça. Para quem quiser conhecer o novo espaço, a Praça Vereador Oscar Semede fica nas esquinas da Avenida Bertioga e Padre Jordan, e conta com diversos brinquedos infantis e um lindo jardim.