Prefeitura e CMDCA promovem Pré-Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Destaques

Usuários começam a elaborar propostas para a VI Conferência Municipal, dia 8 de novembro

A Unidade Gestora de Desenvolvimento Social e o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) promoveram, nessa quinta-feira (13), a Pré-Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Na Câmara Municipal, a manhã foi reservada a uma palestra sobre o tema da XI Conferência Nacional, “Proteção integral, diversidade e enfrentamento da violência”, ministrada pela Aline Silva e Lima. À tarde, separados em grupos, os usuários e servidores de serviços públicos voltados a crianças e adolescentes da cidade já formularam propostas para serem levadas à VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em 8 de novembro.

Os cinco eixos temáticos que nortearam a discussão foram: “I — Garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social”; “II — Prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes”; “III — Orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes”; “IV — Participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes”; e “V — Espaços de gestão e controle social das políticas públicas de criança e adolescentes”.

Foram feitos sete encontros prévios com famílias, recentemente — dois no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Central, um no Cras Oeste e um no Cras Oeste, um com adolescentes na Praça CEU e outro, com cerca de 100 alunos da Guardinha de Várzea Paulista, na própria instituição. A ideia foi trabalhar os conteúdos, de forma geral.

Próximos passos

As propostas elaboradas na VI Pré-Conferência Municipal serão levadas à Conferência Estadual, no ano que vem, por delegados eleitos, representantes de Várzea Paulista. Do encontro estadual, sairão as ideias a serem votadas e possivelmente aprovadas em âmbito federal, na XI Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, em outubro de 2019.

O encontro municipal será feito no dia 8 de novembro, das 8h30 às 16h30, na Câmara Municipal. O endereço é Avenida Fernão Dias Paes Leme, 284 — Centro.