Aula de Cidadania: Alunos visitam cartório eleitoral e se tornam mesários e eleitores

Destaques

Estudantes foram recebidos pela equipe do cartório eleitoral de Várzea Paulista, e foram apresentadas todas as etapas de uma votação

 

Os alunos do quinto ano da CEMEB São Miguel Arcanjo no Jardim América IV visitaram na última quinta-feira (13), o cartório eleitoral de Várzea Paulista. O passeio serviu para despertar nas crianças o desejo de no futuro exercer o seu direito de cidadão e participar do processo democrático das eleições.

 

 

A iniciativa partiu das professoras da escola. Elas quiseram aproveitar o ano eleitoral para mostrar aos seus alunos como funciona um dia de votação, “A ideia era mostrar como é uma eleição. Apresentar as crianças à urna de voto e como ela funciona” contou Denise Souza, diretora da CEMEB.

 

 

 

As turmas foram divididas em dois períodos, manhã e tarde. E na sede do cartório todos os alunos se revessaram nos papeis de eleitores e mesários. Para que a “eleição” fosse realizada, a equipe do cartório preparou uma cédula fictícia com candidatos como o Papai Noel e o Coelho da Páscoa, para as crianças escolherem em quem queriam votar. A apuração será feita junto com as zerésimas (relatório que comprova os votos da urna) nos próximos dias, na escola. Todos os alunos que votaram vão poder acompanhar o processo.

 

“Muitos alunos não tinham nenhuma noção de que é votar. Para eles foi incrível poder escolher o seu candidato, usar a urna e apertar o confirma” disse Souza. A educadora também falou da empolgação das crianças para votar numa eleição de verdade, “Eles diziam, nossa, eu não sabia que era tão legal votar. Já quero que chegue logo a minha vez”.

 

 

Futuros eleitores

 

 

Com 10 anos de idade hoje, os alunos já estarão preparados para votar nas eleições de 2024. Quando terão 16 anos, idade em que o voto ainda é opcional. Mas Denise sabe que a semente da democracia já foi plantada, “Vamos trabalhar mais o tema, mas sei que essas crianças serão eleitores conscientes”.