Prefeitura estuda implantar câmeras de monitoramento que identificam placas

Destaques

Nova tecnologia poderá ser implantada, para permitir identificação de placas e outras estatísticas sobre os veículos que trafegam na cidade

Gestores das Unidades Gestoras de Trânsito; e Planejamento e Inovação da Prefeitura de Várzea Paulista; profissionais da GCM (Guarda Civil Municipal) e empreendedores da Chácara Mall conheceram um pouco mais a tecnologia OCR (leitura de placas de automóveis), na tarde dessa terça-feira (4), na sede do SIC (Setor de Inteligência e Comunicação da Guarda Municipal). A Prefeitura estuda viabilizar a instalação de 17 câmeras, com o novo sistema testado, em pontos estratégicos da cidade. O encontro serviu para a análise por parte das pastas envolvidas e a preparação de um novo chamamento público, que possibilitará a contratação do serviço de tecnologia.

As câmeras permitirão, com a licitação de um software, a identificação de placas de automóveis em circulação na cidade, velocidade dos veículos, condutas suspeitas, entre outras informações. Guardas Municipais, por exemplo, poderão receber alertas emitidos pela própria corporação, após denúncia da população, ou até mesmo gerados automaticamente, após programações possíveis.

Outros dados importantes poderão ser obtidos, como os pontos com maior número de ocorrências específicas, de brigas ou furtos, por exemplo. Cada guarda poderá monitorar as câmeras até mesmo pelo celular, por meio de um aplicativo.

“Além dos efeitos benéficos após as ocorrências, esse sistema permitirá ganhos até mesmo anteriores, se realmente for viabilizado. A tecnologia certamente inibirá indivíduos interessados em cometer crimes, poderá gerar uma maior sensação de segurança e atrair novos investidores, além de valorizar os imóveis monitorados”, destacou o inspetor responsável pelo SIC, Barcaro.

O empreendedor Felipe Nivoloni, da Chácara Mall, também presente na reunião técnica, considera fundamental a operação de sistemas como o apresentado, por ser uma nova forma de controle. O empreendimento já possui câmeras, mas ainda sem a tecnologia OCR. “É algo muito prático e simples, disponibilizado online”, afirmou. “Esse sistema gerará maior segurança para todos: lojistas e população em geral”.

Próximos passos

Segundo o gestor municipal de Planejamento e Inovação, David Alexandre, o projeto para a possível contratação da nova tecnologia está sendo encampado pela pasta, a pedido de outros setores da Prefeitura. “Nos últimos meses, percebemos que munícipes vêm instalando câmeras próximas a suas residências, por conta própria, e pedindo ao nosso prefeito a análise por parte da GCM. Nossa ideia é, com a aprovação dos setores envolvidos, homologar o serviço para que a população possa comprar as câmeras e a Prefeitura consiga usar as imagens”, explica o gestor municipal de Planejamento e Inovação, David Alexandre.

Novos radares

Já está em fase de licitação a instalação de três novos radares, que contarão com a tecnologia de leitura de placas.