Xô, raiva! Veja como servidores combatem a doença em gatos e cães, em Várzea Paulista

Destaques

Mutirões de vacinação estão em andamento e imunização vai até final de outubro; meta é vacinar aproximadamente 12 mil animais

 

Quem vê a Campanha de Vacinação contra Raiva em Cães e Gatos, em Várzea Paulista, nem imagina o trabalho intenso desempenhado por servidores da Prefeitura, para fazê-la acontecer, sobretudo aos sábados, a partir de agosto. A preparação vem desde o início do ano e resultado são ações bastante coordenadas, feitas com muita alegria por funcionários municipais, para manter a doença bem longe de nossos cães e gatos.

 

Antes de poder participar de uma campanha, cada interessado da área da saúde deve ser imunizado contra a doença e recebe uma capacitação fornecida pelo Controle de Zoonoses da Prefeitura, que também reforça o treinamento, quando necessário. Os novos servidores engajados atuam, quando começam a vacinar, junto de pessoas experientes.

 

 

Segundo a veterinária do Controle de Zoonoses varzino, Karina de Oliveira Dorta Silva, no mês de julho a campanha tem seus preparativos finalizados e, em agosto, têm início os mutirões aos sábados, para contemplar todas as regiões de Várzea Paulista. Neste ano, a meta é vacinar cerca de 12 mil cães e gatos até 31 de outubro. Todos os anos, o objetivo é imunizar ao menos 80% desses animais da cidade, algo que tem sido alcançado e mantido o município livre da doença.

 

Além de vacinar os animais, os agentes também tiram dúvidas da população e dão dicas de como tratar os bichinhos, entre outras orientações.

 

Cerca de 100 profissionais de saúde do Município estão envolvidos nos mutirões, incluindo enfermeiros, e se revezam aos sábados. Por sábado, há uma média de 20 equipes em pontos diferentes. São 80 a 100 pessoas por sábado, que incluem servidores de outras pastas. “Precisamos de muita organização, inclusive para os servidores poderem almoçar e voltar aos postos fixos de vacinação”, afirma a veterinária. Confira outras informações, e orientações aos munícipes em goo.gl/nsZc2C.

 

Até 31 de outubro, os munícipes também podem levar os animais à sede do Controle, na Avenida Victório Spinucci, 303 — Jardim Promeca, de segunda a sexta-feira, com exceção de feriados e pontos facultativos. Os horários de vacinação vão das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h00. Mais informações pelo telefone 4595-8776.

 

 

Trabalho com alegria e satisfação

 

Os mutirões aos sábados — neste ano, de 11 de agosto a 8 de setembro — são verdadeiras realizações profissionais para muitos participantes. É o caso de Karina, que participa da ação na cidade desde 2008. “Sempre é legal. Cada campanha traz algo novo e é meu momento preferido do ano”, declara. “É um trabalho gratificante, muito bom. Um aprende com o outro. Sou veterinária, mas sempre procuro aprender com todos os envolvidos, todos os anos”, complementa a veterinária.

 

A profissional, que hoje tem dois cães e sempre gostou desses animais de estimação, conta que cursou veterinária para trabalhar com equinos (família dos cavalos, por exemplo), mas, ao participar de vacinações contra raiva, mesmo antes de ingressar na Prefeitura, em 2007, tomou gosto pelo trabalho. “Eu já gosto de cuidar dos animais. Há muitos diferentes, quando realizamos as campanhas”.

 

A veterinária também gosta de segurar os gatos para a aplicação das vacinas, algo que exige uma técnica diferenciada. “Muitas pessoas acabam por ter dó dos gatos, por achar que sofrem muito quando os imobilizamos, mas não percebem que isso é para o próprio bem desses animais, dos donos e de quem aplica a vacina, uma vez que eles podem arranhar as pessoas, durante ou após a vacinação”, explica. “Certa vez, um dono soltou o gato, e o animal me arranhou”, alerta.

 

Quem fornece um importante apoio à Campanha é a veterinária Nanci Gouveia Martinuzzo, que implantou o setor de zoonoses do Município em 1997 e o coordenou por quase 15 anos. Hoje, ela trabalha pela Vigilância Sanitária, em vistorias a estabelecimentos da cidade, mas continua a atuar nas vacinações.

 

Bastante experiente no trabalho e servidora concursada desde 1998, a profissional tem ficado, aos sábados, na sede do Controle de Zoonoses, para auxiliar os novos agentes envolvidos. Assim que passou a atuar na Prefeitura, ela se apaixonou pelo trabalho de prevenção e controle de doenças transmitidas por animais, feito pelo Município, que inclui a campanha. “Embora ela seja cansativa, é divertida. Saímos da rotina. Temos contato com pessoas diferentes. Quem gosta de animais se diverte, vê espécies de cachorros e gatos muito diferentes, cada um criado de uma forma. Lidar com animais é gostoso e torna o serviço divertido”, opina.

 

 

Serviço aprovado

 

Marcia Gonçalves Mario, moradora do Jardim Promeca, onde funciona o Controle de Zoonoses, há 25 anos, levou seus quatro gatos ao local para serem vacinados, no último dia 21 (terça-feira). Os belos felinos Gabriel e Nino, que estavam abandonados e passaram a ser cuidados pela munícipe, foram imunizados à tarde.

 

A moradora, que também já teve cachorros, ama seus bichinhos, gostou do atendimento e disse já ter recomendado a vacinação a conhecidos. “Já perguntei para o pessoal: levou os animais lá?”.

 

 

Outras frentes

 

A Campanha de Vacinação é uma das várias ações municipais do Programa de Controle de Raiva, federal. O Controle de Zoonoses promove palestras de conscientização em escolas e encaminhamento de amostras de cachorros ou gatos mortos por atropelamento para análises do Instituto Pasteur. “Quando um cão ou gato morre após ser atropelado, pode ter sido em decorrência de alguma enfermidade neurológica como a raiva, pois, saudáveis, esses animais conseguem se desviar de automóveis. Por essa razão, encaminhamos o material os devidos exames, por parte do instituto”, explica Nanci. “Fazemos esse monitoramento em todo o ano, para garantir que o vírus não está circulando no município”.

 

Nesses casos, os munícipes devem contatar o setor para ter as devidas orientações e o animal ser recolhido de forma adequada. O contato pode ser feito pessoalmente, na sede do órgão, ou pelo telefone 4595-8776, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, exceto em feriados ou pontos facultativos.

 

Os casos de morcegos encontrados mortos no quintal, que também podem estar infectados, devem ser informados ao Controle de Zoonoses, já que não pode haver contato direto com eles. O contato pode ser feito nos mesmos dias e horários, para as devidas orientações.