Inglaterra supera Camarões e vence a Copa D10 Sports

Destaques

Com gol de Euller, artilheiro da competição, equipe em homenagem aos britânicos desbanca adversário e leva a primeira edição do torneio

O time juvenil que homenageia a Inglaterra foi o campeão da primeira edição da Copa D10 Sports, feita com o apoio da Prefeitura de Várzea Paulista, na manhã do último sábado (1º), no Campo do Jardim Cruz Alta. Para conquistar o título, a equipe derrotou Camarões por 1 a 0. Na partida equilibrada, o gol foi marcado pelo artilheiro da competição, Euller. O garoto foi o artilheiro da competição, com 9 gols, e, por isso, é um dos convocados para a seleção que vai enfrentar o time sub-13 do Corinthians, no Parque São Jorge, em 28 de setembro, na capital paulista.

O jogo foi duro. Após um bom início de Camarões, em uma partida truncada, o time inglês conseguiu marcar o gol após receber um belo lançamento, ainda na primeira etapa. “A Inglaterra já vinha tendo um bom futebol desde o início da Copa. O título era algo que todos esperavam. Era uma das equipes favoritas”, explica o organizador Douglas da Silva, da D10.

A seleção que será montada pela comissão organizadora da competição incluirá, além do goleador, o goleiro do time campeão, Kayky, e outros jogadores. Como prêmio, o grupo vai enfrentar o time sub-13 do Corinthians e conhecer o Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu e a Arena Corinthians, em Itaquera. À tarde, será a vez de enfrentar os garotos corintianos.

Um pouco antes, o campo também foi palco da definição do terceiro lugar. A Alemanha superou a Itália, nos pênaltis, após um empate sem gols.

O título foi comemorado com o troféu em homenagem à Taça Jules Rimet, da Copa do Mundo, que será recebida em definitivo na próxima quarta-feira (5), quando será anunciada a seleção do campeonato, no espaço LED´s.

Encerramento de gala

Na festa, a partir das 19 horas, além da entrega do troféu, os jogadores das 16 equipes participantes vão receber em definitivo os seus uniformes. Segundo e terceiro colocados receberão seus troféus e todos os atletas presentes terão suas medalhas. O evento contará com a participação de um grande ex-jogador corintiano. A entrada será aberta à população e gratuita.

O centro de eventos fica na Rua João Póvoa, s/n — Jardim do Lar (perto do Facilita).

Sobre a competição

Organizado pela loja D10 Sports, o certame teve formato parecido com o da Copa do Mundo, mas com 16 equipes masculinas formadas por jogadores de 12 a 14 anos, divididas em quatro grupos, que iniciaram o campeonato em 28 de julho. Após o cadastramento das instituições interessadas, como as de projetos sociais, de Várzea Paulista e região, as sorteadas receberam o nome dos países que homenageariam em um sorteio, pouco antes do começo da competição. Cerca de 400 atletas participaram das partidas. Instituições varzinas representaram quase a metade das participantes.

A Prefeitura de Várzea Paulista apoiou o evento, com a cessão do Campo do Jardim Cruz Alta, ambulância de prontidão durante as partidas, organização da arbitragem, feita por voluntários, demarcação das linhas do campo e colocação das traves.

O gestor municipal de Esporte da cidade, Tiago Silso, enalteceu o sucesso do torneio. “A cidade só tem a ganhar com uma copa como essa. Agradeço a participação de todos os envolvidos”.

Pontapé para o futuro

Segundo o organizador Douglas da Silva, a Prefeitura pretende estender a parceria. “O prefeito Juvenal Rossi quer que organizemos uma competição escolar, na mesma faixa etária. Com o término dos campeonatos interclasses, queremos unir os vencedores, que representarão as escolas estaduais localizadas no Município, em um torneio no primeiro semestre de 2019. Também vamos realizar a segunda edição da Copa D10 Sports no ano que vem”.