Ideb de Várzea Paulista mais uma vez supera a média nacional

Destaques

Ao atingir nota de 6,5 município teve um crescimento do índice em 23%, entre 2011 e 2018

Na última segunda-feira (03), o Ministério da Educação divulgou as notas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e Várzea Paulista alcançou a nota de 6,5. A cidade superou a média nacional – de 5,8; a média estadual – 6; a média das redes municipais – 5,6 e a média da rede pública – 5,5.

De acordo com o gestor de Educação e vice-prefeito, Rodolfo Braga, o Ideb varzino teve um crescimento de 23% entre 2011 e 2018. “Nos últimos sete anos temos trabalhado arduamente para proporcionar uma educação de qualidade aos nossos alunos. E a superação das metas mostra que estamos conseguindo”, diz. “Esse é um trabalho conjunto, que envolve a equipe pedagógica, professores e todos os funcionários da escola, que todos os dias dão o seu melhor pela educação de nossa cidade”, conclui Rodolfo.

Entre as escolas municipais, a CEMEB Professor João Aprillanti foi a que conquistou a maior nota – 7,4. A vice-diretora da unidade, Ana Claudia Graciano, ficou muito feliz com a notícia. “Foi uma luta imensa. Nos esforçamos muito para atingir essa nota, já que nossa meta era alta. Por isso, realizamos provas, simulados, estudos de provas anteriores. Demos todo o suporte para nossos alunos e juntos conquistamos esse resultado tão satisfatório”, afirma.

Ideb

O Ideb foi criado em 2007 pelo INEP (Instituto Nacional de Pesquisas) e reúne, em um só indicador, dois conceitos importantes para a qualidade de educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e as médias de desempenho nas avaliações do INEP, no caso dos municípios a Prova Brasil. Ele também fixa metas nacionais, municipais e para as escolas.