Várzea Paulista ganha Projeto “Sala Verde Serra do Mursa”

Destaques

Escolas e repartições públicas do município receberão atividades de educação ambiental e cursos a distância serão disponibilizados para toda a população

A Prefeitura de Várzea Paulista conquistou uma parceria com o Ministério do Meio Ambiente. Junto da pasta federal, a Unidade Gestora de Educação está implantando o projeto de educação ambiental Sala Verde Serra do Mursa. Escolas e outras repartições públicas municipais vão sediar ações e cursos a distância certificados pelo Ministério serão ofertados à população. “Esse será mais um instrumento para podermos expandir o trabalho que já sendo feito nas escolas da Rede Municipal, de forma que alcance os munícipes de modo geral. Além disso, o projeto servirá como um novo espaço de aprendizado, pelo qual poderemos ofertar oficinas, palestras, etc.”, explica a diretora de Projetos Especiais, Vani de Paula Martins.

O projeto foi idealizado pela servidora municipal Luana Pereira de Barros Silva, que vai coordená-lo em Várzea Paulista, que será a única cidade além de Jundiaí a tê-lo implantado, em nossa região. A cada mês, ele será instalado em uma escola ou outra repartição municipal varzina, de acordo com a atividade prevista para o período. O Ministério do Meio Ambiente salienta a importância de desenvolver projetos com essa temática, pois a educação ambiental é fundamental para a conscientização da população.

Material didático e cursos de formação EAD (educação a distância) certificados pelo Ministério do Meio Ambiente serão oferecidos para toda a população por meio do blog do Sala Verde Serra do Mursa.

Confira os cursos a distância ofertados:

Fundamentos e Práticas de Educação Ambiental para Espaços Educadores

Objetivo: oferecer subsídios e instrumentos para a atuação dos educadores ambientais, de forma a auxiliar o fortalecimento dos espaços educadores no processo de implementação das políticas públicas de educação ambiental no país.

Público-alvo: coordenadores e equipe das Salas Verdes

Tempo aproximado de realização: 90 dias.

Inscrições: 6 a 15 de agosto de 2018.

Educação Ambiental e Mudança do Clima

Objetivo: sensibilizar e proporcionar a compreensão sobre o fenômeno da mudança do clima, suas causas, efeito e soluções, além da construção do necessário senso de urgência decorrente do aquecimento do planeta.

Público-alvo: gestores, servidores públicos e interessados no tema. Os interessados devem ter no mínimo Ensino Médio completo.

Carga horária: 90 horas.

Tempo aproximado de realização: 135 dias.

Inscrição: 10 a 19 de setembro de 2018.

Educação Ambiental e Água

Objetivo: ampliar a compreensão acerca da problemática socioambiental das bacias hidrográficas brasileiras, assim como sobre o papel da educação ambiental no fortalecimento da participação social e de uma governança democrática e sustentável da água no país.

Público-alvo: atores do Singreh (Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos) e da sociedade em geral que atuam nas interfaces e complementaridades entre as políticas de educação ambiental, recursos hídricos e meio ambiente.

Tempo aproximado de realização: 90 dias.

Inscrições: 8 a 17 de outubro de 2018.

Educares – Educação Ambiental na Gestão de Resíduos Sólidos

Objetivo: qualificar a gestão de resíduos sólidos, por meio da promoção de capacitação de gestores públicos e atores estratégicos da sociedade civil organizada com base na Educares (Estratégia Nacional de Educação Ambiental e Comunicação Social para a Gestão de Resíduos Sólidos).

Público-alvo: gestores públicos e atores estratégicos da sociedade civil.

Tempo aproximado de realização: 90 dias.

Inscrições: 12 a 21 de novembro de 2018.

Educação Ambiental e Comunicação nas Unidades de Conservação: Estratégicas que Fazem a Diferença

Objetivo: mobilizar e empoderar gestores e educadores para a realização de práticas de educação ambiental e comunicação que contribuam para o fortalecimento da gestão ambiental nas unidades de conservação e para a conservação da biodiversidade.

Público-alvo: formuladores e executores das políticas governamentais relacionadas a unidades de conservação em âmbitos federal, estadual e municipal.

Carga horária: 70 horas.

Tempo aproximado de realização: 105 dias.

Inscrições: 3 a 12 de dezembro de 2018.

Prefeitura já atua na educação ambiental

A Unidade Gestora de Educação de Várzea Paulista tem trabalhado a importância da preservação do meio ambiente com os alunos da Rede Municipal de Ensino, por meio de diversos projetos nos últimos anos. São os casos, por exemplo, dos projetos Água, Um Bem de Todos; Jovem Inventor; Meio Ambiente no Trânsito; e Não nos Descarte, Somos Recicláveis.