Cursos gratuitos formam novos profissionais para o mercado de trabalho

Destaques

Cursos contemplam 60 varzinos com formação rápida, qualificada e ainda dão bolsas de R$ 660 para cada aluno

No último dia 20, foram iniciados dois cursos de qualificação profissional no CEMEB Prefeito João Aprillanti, no bairro Santa Terezinha. Os cursos são frutos de uma parceria entre a Prefeitura de Várzea Paulista e a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo que, por meio do Programa Estadual de Qualificação – PEQ -, disponibilizou 30 vagas para a formação profissional técnica de assistente administrativo e outras 30 para o curso de assistente contábil. “Além da preocupação com a profissionalização dos alunos, os cursos oferecem uma importante alternativa às pessoas que se encontram em condição de alta vulnerabilidade social, apresentando novas perspectivas para mudança na vida dessas pessoas”, explicou Ana Paula Brunetti, diretora do PEQ – regional de Campinas.

“Só temos que agradecer a Ana Paula (Brunetti) e a Secretaria de Estado pelo apoio contínuo para que possamos trazer esses cursos para nossa cidade”, declarou o gestor de Educação e vice-prefeito, Rodolfo Braga.

A duração dos cursos é de 45 dias, ocorrerá entre os dias 20 de julho e 27 de agosto, e pela primeira vez terá mais de 30 mil alunos contemplados em todo o estado de forma simultânea. “Esse é o segundo ano consecutivo em que a Prefeitura, através da Unidade Gestora de Desenvolvimento Econômico, fecha esse convênio com o PEQ, sendo que em 2017 nós formamos 60 alunos nos cursos de assistente administrativo e vendas. Além, da formação profissional, o curso ainda oferece um importante suporte aos alunos através das bolsas no valor de R$ 660,00 aos que mantiverem o desempenho e a frequência mínimos exigidos”, afirmou Marco Antônio Bueno, gestor municipal de Desenvolvimento Econômico.

“A importância desse tipo de curso é que proporciona formação rápida e com certificação, aumentando as chances de recolocação no mercado de trabalho aos alunos, pois as grades são sempre solicitadas conforme as necessidades do mercado”, completou o prefeito Juvenal Rossi.