Prefeitura anuncia novos investimentos

Destaques

Além de atender a indicações do legislativo, prefeito deve garantir a criação do programa “Bem Estar Animal”, Centro Unificado de Resíduos Sólidos, além de investimentos na área de segurança pública com aquisição de armamento não letal.

 

O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, anunciou novos investimentos para a cidade, na manhã desta sexta-feira (27), no auditório da Praça CEU. O ato, que incluiu a assinatura da proposta a ser levada à Câmara, contou com a participação dos gestores de Planeamento e Inovação, David Alexandre; Meio Ambiente, João de Lima; vereadores; e outros gestores municipais. As obras e ações vão contemplar as áreas de saúde pública, infraestrutura urbana, segurança e lazer. “Esse incremento ao orçamento é algo que, mal explicado à população e agentes políticos, pode gerar expectativa exacerbada. É um passo importante. Sem isso, não há como garantir que as medidas sejam executadas”, explicou Alexandre.

 

 

Um dos principais projetos que deverá ser implantado é o programa de castração Bem Estar Animal, indicado pelos vereadores Mauro Aparecido e Fernando Pasqualino e que deverá receber cerca de R$ 40 mil.

 

Investimentos na iluminação pública e a compra de armas não letais para uso da Guarda Civil Municipal visam garantir mais conforto e segurança para a população.

 

Além desses projetos, a construção do Centro de Gerenciamento de Resíduos Unificado trará um grande benefício à população que terá onde descartar de maneira correta materiais como vidro, metais, areia e móveis desmontados, que hoje são jogados na rua e em terrenos baldios.

 

Lima comemorou as novas receitas para ações ambientais. “É uma alegria estamos aqui hoje, falando de verbas para o meio ambiente. Após o processo de reconstrução do Município, sobretudo no aspecto financeiro, agora é hora de dar um pouco mais de carinho à população”, declarou.

 

Indicações do legislativo deverão ser atendidas

 

Além dessas ações importantíssimas, várias indicações feitas pelos vereadores também poderão ser contempladas, como o calçamento do Centro Esportivo Marajó e a aquisição de equipamentos e material permanente para a escola Musicarte, indicações do vereador Giba Moraes; a instalação de um playground adaptado para pessoas com deficiência, na Praça CEU, do vereador Guilherme Zafani; e outro playground padrão na Praça Doutor José Romeira Pereira, indicado pelo vereador Robertinho;

 

Também há recursos destinados à instalação de uma academia ao ar livre, entre Ruas Maracaju e Jatobá, Jardim Mirante, do vereador Osmar do Mirante; além da urbanização das vielas entre as ruas Azulão e Alcatraz, no Cidade Nova II e na rua São José do Rio Pardo, no Jardim Paulista, indicada pelos vereadores Claudenir Nil e Hulk, e, no Jardim Paulista, entre as ruas Carlos Drumond de Andrade e rua dos Lírios, indicada pelo vereador Weslen Campos.

 

Uma pequena reforma do Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Arlindo Francisco Oliveira, do Jardim Paulista, e a compra de poltronas de acompanhantes e descanso para a Unidade Gestora Municipal de Saúde, também foram indicações dos vereadores Claudenir Nil e Hulk.

 

O vereador Juarez indicou a construção de um parque infantil em área a ser definida pela prefeitura, enquanto o presidente da Câmara, vereador Silso das Neves, solicitou a reforma do campinho do Jardim Diana.

 

Para o prefeito, essas novas previsões orçamentárias deixam claro o papel fundamental que pode ser exercido pela Câmara Municipal. “O que vemos hoje é o resultado de um orçamento muito bem feito, no ano passado, de acordo com nossa realidade, e de uma política financeira responsável, por parte desta administração. Quero agradecer de coração à Câmara Municipal, pois foi importante para o que se realiza neste momento”.

 

 

Os parlamentares têm recebido atenção especial por parte da gestão municipal, segundo Rossi. “Estamos dando aos vereadores um pouco mais de poder decisório. É importante que, além de fiscalizar o executivo, o parlamentar possa ser fiscal de si próprio. Como colocar isso em prática sem que vocês participem das decisões, como nesse processo de indicações de benfeitorias necessárias, feitas por vocês?”.

 

De acordo com o gestor, medidas como a de hoje são permitidas por um governo sério e responsável. “Graças ao trabalho responsável que temos feito à frente da Prefeitura, temos hoje recursos para essas ações e obras. Sem dinheiro, não há como cumprir nossos compromisso assumidos com a população. Comprar é fácil, mas o grande desafio é pagar”, afirmou o prefeito.

 

Após a apresentação feita aos vereadores, a abertura de crédito deverá ser votada na terça-feira (31), pela Câmara Municipal. Dessa forma, será possível dar início aos trâmites necessários para que as obras e ações sejam iniciadas ainda neste ano.

 

O gestor de Planejamento e Inovação também destacou a relevância do ato. “Pela primeira vez, temos esta ação de incremento ao orçamento, com a participação de todos os vereadores. E não é um cheque em branco. Esses recursos estão garantidos. Depois da aprovação por parte de nosso legislativo, cada setor envolvido desenvolverá seus projetos e dará início aos trâmites necessários, como licitações ou compra de insumos”.

 

Legislativo reconhece apoio da Prefeitura

 

O presidente da Câmara Municipal, vereador Silso das Neves, esclareceu, no início de sua fala, que é preciso entender os prazos e processos necessários para as vindas das verbas necessárias e ressaltou a importância do trabalho conjunto entre executivo e legislativo. “Tudo tem o seu tempo, demanda trâmites específicos. Procuro, como presidente da Câmara, trabalhar em parceria com o executivo, de forma a priorizar os interesses da população”.

 

A destinação de verbas consideráveis para as indicações parlamentares possui caráter histórico, segundo o legislador. “Este é um grande passo e um dos maiores avanços que a Câmara Municipal conseguiu, ao longo dos meus cinco mandatos de vereador. Nesse período, é o maior trabalho conjunto entre nós e a administração municipal”.