Várzea Paulista participa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo

Destaques

Vacinação é destinada a crianças, adolescentes e adultos de até 49 anos

 

Entre os dias 04 a 31 de agosto, Várzea Paulista participa da Campanha de Combate ao Sarampo, que também irá imunizar crianças e adultos contra Caxumba e Rubéola. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizarão a vacinação.

 

Os dias D da campanha serão realizados nos dias 04 e 18 de agosto, sábados, das 8h às 17h, em todas as UBSs, para imunizar as pessoas que não podem comparecer nas unidades de saúde durante os dias uteis.

 

 

O intuito da mobilização é vacinar contra poliomielite e sarampo as crianças de um a quatro anos de idade, contribuindo assim, para a redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem, sarampo e rubéola. 

 

 

Quem deve se vacinar?

 

 

As doses das vacinas nas crianças segue o seguinte calendário:

 

Idade Vacina
2 meses VIP – Vacina Inativada Poliomielite
4 meses VIP – Vacina Inativada Poliomielite
6 meses VIP – Vacina Inativada Poliomielite
15 meses VOP – Vacina Oral Poliomielite

 

Ambas as vacinas (VIP e VOP) são trivalentes, ou seja, protegem contra os vírus da pólio tipos 1, 2 e 3. Crianças de zero a quatro anos, que não foram imunizadas, também devem receber a vacina.

 

Para adultos, pessoas de até 29 anos que não se vacinaram na infância devem tomar duas doses. Os que tiverem entre 30 a 49 anos e também não foram vacinados, tomarão uma dose, e quem já tiver 50 anos ou mais, não precisa se vacinar.

 

 

Por que devo me vacinar?

 

 

De acordo com o Ministério da Saúde, quando a pessoa é vacinada, seu corpo detecta a substância e produz uma defesa, os anticorpos. São esses anticorpos que permanecem no organismo e evitam que a doença ocorra no futuro, gerando assim, imunidade.

 

 

O que devo levar?

 

 

Para se vacinar, basta levar a carteira de vacinação para crianças. E para adultos, a carteira de vacinação e/ou um documento original com foto.