Peça “Gordofolia” é apresentada neste sábado (23) em Várzea Paulista

Cultura e Turismo - Destaques

Evento gratuito será realizado na Praça CEU, às 14 horas

Neste sábado (23), Várzea Paulista recebe a apresentação teatral Gordofolia, a partir das 14 horas, no auditório da Praça CEU. O espetáculo questiona os padrões estéticos estabelecidos pelo senso comum, assim como as pressões que os acompanham e transformam muitas vidas em desafios diários de auto aceitação e sofrimento.

Como o nome sugere, a peça é protagonizada por três atores gordos – André Farias, Lisete Pecoraro e Vivi Masolli. O grupo Gatos Gordos surgiu em 2017, no Dia do Teatro e do Circo, como potência questionadora dos padrões impostos e “pela liberdade de ser, comer, vestir e fazer o que quiser”, como dizem. “Meu desejo é colocar todas as possibilidades do meu corpo no palco, não me interesso mais em emagrecer para me encaixar nos personagens ditos não fazerem o meu perfil”, conta a atriz Vivi Masolli, sobre a oportunidade de protagonizar corpos marginalizados pela sociedade como o seu próprio.

O texto de Gordofolia, uma obra original do grupo, foi desenvolvido a partir das experiências dos atores e de outros membros da equipe, também pessoas gordas, e foi contemplado em edital do Programa de Ação Cultural do governo estadual (ProAC) que fomenta a produção de espetáculos inéditos e temporadas de teatro, e será apresentado em quatro cidades da região (Cabreúva, Francisco Morato, Franco da Rocha e Várzea Paulista).

Apesar do ar cômico, Gordofolia escancara as realidades das pessoas gordas, as relações com seus corpos e como a sociedade reforça opressões – subtraindo a relevância dessas questões e vidas –, para propor ao público reflexões importantes sobre um tema tido meramente como patológico ou fruto do desleixo.

O espetáculo é indicado para todos os públicos, em especial para os adultos, e tem apoio da Prefeitura Municipal. A Praça CEU está localizada na Rua João Póvoa, s/n – Jardim do Lar. Próximo ao Facilita