Novo Conselho Municipal de Saúde toma posse

Saúde - Destaques

Após cerimônia, na Câmara Municipal, membros iniciam mandato de dois anos

Os novos membros do Comus (Conselho Municipal de Saúde) de Várzea Paulista tomaram posse na tarde dessa quarta-feira (20), na Câmara Municipal. O vice-prefeito, Rodolfo Braga, empossou os novos membros, com a entrega de seus diplomas, na presença de gestores da Unidade Gestora de Saúde. O grupo — 20 titulares e 20 suplentes —, composto por representantes da administração municipal, sociedade civil e comunidade, iniciam o mandato de dois anos, no qual fiscalizam a atuação da Prefeitura na área da saúde e propõem políticas públicas.

A eleição dos representantes das entidades da sociedade civil e da população foi realizada no dia 21 de maio. Entre os quatro membros já eleitos e que se candidataram à presidência do órgão, Aparecida de Oliveira Souza Gimenes, foi eleita a nova ocupante do cargo. Ela é chefe de equipe de hotelaria e higienização da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e funcionária da co-gestora do equipamento, Organização Social Vitale Saúde.

A nova gestora já tem experiência no próprio CMS, como secretária no biênio 2013-2014, e como conselheira do Conselho Local da UPA, desde o ano passado. Ela elogia o mandato encerrado pelo ex-presidente, Sidney Costa, que a antecedeu, e pretende dar continuidade ao bom trabalho realizado. “Eu gosto de participar dessas reuniões dos Conselhos. Quero dar continuidade ao trabalho de valorização do CMS, para sua maior integração com a sociedade e a demonstração clara do papel do Conselho aos usuários dos serviços”, opina.

Aparecida quer que se perceba a real força desses colegiados. “Muitas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) não possuem Conselho Local, por falta de pessoas, provavelmente por falta de informação. Muitas delas não sabem que esse colegiado tem peso. Quero buscar as condições necessárias, junto à administração municipal, para que o CMS possa exercer suas funções de fiscalizar o poder público e propor novas políticas”, finaliza.

Nova composição

Administração pública e prestadores de serviço de saúde (25% dos membros)

Unidade Gestora de Saúde

Vania Marques