Prefeitura anuncia pacote de melhorias, em 25 vias públicas

Destaques

Sete vias já estão no pacote com início imediato, divididas nos bairros Jardim América IV, Residencial das Flores e Jardim Novo Mundo

A Prefeitura de Várzea Paulista anunciou uma série de melhorias urbanas, previstas para os próximos meses, em entrevista coletiva realizada na tarde desta quarta-feira (20), no auditório da Praça CEU. Das 25 vias que vão receber recapeamentos e pavimentações, sete fazem parte do grupo com início imediato, dos bairros: Jardim América IV, Residencial das Flores e Jardim Novo Mundo. “Dentro do programa Novos Caminhos, é necessário continuar a melhorar a mobilidade urbana e vamos atuar em bairros que servirão como corredores a outros locais”, explicou o prefeito, Juvenal Rossi.

O gestor municipal de Infraestrutura Urbana, Renato Germano, apresentou as benfeitorias aos jornalistas presentes. Segundo o gestor municipal de Planejamento e Inovação, David Alexandre, entrevistas como essa permitem uma maior transparência das ações governamentais. “É importante que a população saiba o que esperar da administração municipal para o futuro”.

Nos três bairros já citados, serão lançados 11.908 m² de asfalto — que representam o investimento de R$ 460.171,82, fruto de convênios com o Governo Estadual —, sobre sete vias:

Recapeamentos

Jardim América IV

Ruas: Parati (382 metros lineares), Itapura (257 metros) e Birigui (87 metros).

Área a ser recapeada: 5.123 m².

Investimento: R$ 160.844,88 (R$ 844,88 são a contrapartida municipal).

Emenda: deputado estadual Jorge Caruso.

Residencial das Flores (região do Jardim Felicidade)

Ruas: das Camélias (250 metros), dos Lírios (190 metros) e Prudente de Moraes (320 metros).

Área a ser recapeada: 4796 m².

Investimento: 148.707,98.

Emenda: deputado estadual Pedro Kaká.

Pavimentação

Jardim Novo Mundo

Avenida Mary Bandini Moya Aprillanti (273 metros).

Área a ser pavimentada: 1989 m².

Investimento: R$ 150.618,96.

Pavimentações a serem iniciadas em 20 dias

Pavimentação

Jardim Promeca

Rua Alfredo Antônio Benedito (trecho de 300 metros, próximo à empresa Baby Roger).

Área a ser pavimentada: 2.046 m².

Investimento: R$ 240.947,64 — convênio com o Governo Federal.

Emenda: deputado estadual Luiz Fernando Machado (contrato de 2014).

Última etapa da pavimentação

Chácaras Santa Martha

Vias: Avenida Lindório Rocha (330 metros) e Rua Indaiatuba (170 metros).

Área a ser pavimentada: 4.360 m².

Investimento: R$ 170.038,67 — convênio com o Governo Federal.

Emenda: deputado federal Penna.

Melhorias previstas para os próximos meses

Recapeamentos

Jardim Primavera

Vias: Avenidas Costa e Silva (trecho da Praça da Bíblia até Avenida Fernão Dias Paes Leme) e Doutor João de Guglielmo; Ruas Segundo Tozim, Kemell Saffi e Fausto Silveira Pires.

Emenda: deputado federal Beto Mansur.

Situação: aguarda-se a finalização da licitação com o Governo Federal.

Vila Santa Terezinha

Ruas: Laguna, Maria Aparecida (trecho), Célio Barbosa (trecho), Humaitá (trecho), Valentina de Castro (trecho).

Emenda: deputado federal Paulo Freire.

Situação: aguarda-se liberação do Governo Federal para início das obras.

Jardim Itália

Ruas: Argenta, Paschoal Gianfrancesco (trecho) e Roma (trecho).

Emenda: deputado estadual Junior Aprillanti.

Situação: aguarda-se a finalização da licitação com o Governo Estadual.

Jardim das Palmeiras

Trecho da Rua Guarova.

Emenda: deputado estadual Junior Aprillanti.

Situação: aguarda-se autorização do Governo Estadual para início das obras.

Jardim Bertioga

Rua Padre Jordan (trecho).

Emenda: deputado federal Miguel Haddad.

Situação: aguarda-se a finalização da licitação com o Governo Federal.

Benfeitorias realizadas

O prefeito Juvenal Rossi destacou que, desde 2013, a Prefeitura já beneficiou 204 vias públicas de diversos bairros, com recapeamento ou pavimentação. Um trabalho recente de amplas melhorias foi o das obras de reurbanização da Vila Real, concluída no início deste ano. “Pavimentamos 36 vias do bairro e demos mais dignidade a cerca de 4 mil famílias, inclusive com as escadas hidráulicas instaladas e outros trabalhos de drenagem”.

Segundo Germano, a grande maioria dessas benfeitorias já teve o pagamento realizado. O gestor também informou que a Prefeitura já busca novos recursos para melhorar ainda mais a mobilidade urbana dos bairros das 25 vias que receberão as melhorias, ao longo dos próximos meses.

Novas conquistas

O prefeito também revelou a Prefeitura trabalha para anunciar novos investimentos para o recapeamento do trecho varzino da Avenida Marginal do Rio Jundiaí.

Segundo o gestor, o Viaduto da Ponte Seca recebe os últimos ajustes para a sua inauguração, a ser feita em breve.