Prefeitura realiza entrega gratuita de mudas

Destaques

Em homenagem ao Mês do Meio Ambiente, foram distribuídas cerca de 2 mil mudas — 1.800, de orquídeas e aproximadamente 200, de árvores nativas

A Prefeitura de Várzea Paulista realizou uma distribuição gratuita de mudas, em homenagem ao Mês do Meio Ambiente, na manhã desse sábado (16), em frente ao Banco do Brasil, na Avenida Fernão Dias Paes Leme. Cerca de 2 mil mudas foram distribuídas — 1.800, de orquídeas (doadas à Prefeitura) e aproximadamente 200, de árvores nativas, como o ipê. Além de um folheto com dicas de cultivo, houve como levar materiais informativos sobre temas como resíduos sólidos e uma cartilha ambiental. “A ação visa a comemorar o Mês do Meio Ambiente e manter a tradição de cidade das orquídeas, de modo que todos possam tê-las em casa”, explica o gestor municipal de Meio Ambiente, João de Lima.

As mudas de árvores vieram do Viveiro de Mudas da Prefeitura e também foram disponibilizadas sementes da árvore da China e aroeira pimenteira. Publicações sobre água, Córrego Bertioga e até um livrinho para colorir, voltado às crianças, também foram distribuídos.

O prefeito Juvenal Rossi fez questão de comparecer ao local e prestigiar inclusive a distribuição de exemplares do livro A Árvore e o Homem, feita pelo próprio autor, Angelo Pellegrino. A obra trata da relação do homem com a natureza. O escritor também autografou as publicações.

Os Desbravadores, escoteiros da Igreja Adventista do Sétimo Dia, ajudaram a entregar as mudas e animaram a manhã com música ao vivo.

Aprovação

Fabiana Rezende, que trouxe Cauan, 12 anos, seu filho, mora no Jardim Itália há 37 anos e participou da ação pela segunda vez, e levou sua muda da chuva-de-ouro. Ao falar das flores, ela abriu um sorriso. “Amo orquídeas. Tenho cinco em casa. Elas são o meu xodó”. Após pegar sua muda, a munícipe recebeu orientações práticas sobre como fazer a planta se desenvolver da maneira correta.

A professora Gabriela Tavares, 27 anos, do América III, participou pela primeira vez da iniciativa e aprovou sua realização. Além da muda de orquídea, ela garantiu sua muda de ipê. “Gosto de plantas e vou levar as mudas para a pequena chácara que comprei recentemente, para morar com meu marido e filhos”.

Viveiro de Mudas

O local funciona no Parque Chico Mendes. Os interessados em conseguirem mudas podem fazer o pedido à Unidade Gestora de Meio Ambiente, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, pelo telefone 4606-8673.