Clube da Melhor Idade recebe palestra sobre o Combate a Violência Contra a Pessoa Idosa

Desenvolvimento Social - Destaques

Membros do Conselho Municipal da Pessoa Idosa também participaram do evento, que contou comais de 50 pessoas

Na última sexta-feira (15) os membros do Clube da Melhor Idade se reuniram na sede do Fundo Social de Solidariedade (FUSS), para uma palestra em prol da Conscientização e Combate a Violência Contra a Pessoa Idosa.

A palestra contou com a presença das gestoras de Desenvolvimento Social, Simone Bifani e de Saúde Mônica Carvalho e da presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Teresinha Udovic.

O dia 15 de junho foi escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como o dia da conscientização e do combate a violência contra a pessoa idosa, para dar visibilidade para um problema que afeta milhões pessoas em todo o mundo. Em Várzea Paulista, Teresinha Udovic destaca que a violência praticada conta a pessoa idosa nem sempre é explicita, “Muitos idosos nem se dão conta de que estão sendo vitima de violência. O abandono é uma das formas mais comuns desta violência”, a presidente também ressalta que nem toda violência é sinônimo de agressões “Na maioria das vezes a violência não é física. Por isso a importância de conscientizar e mostra quais comportamentos não são normais”.

Como posso denunciar casos de violência?

É fundamental que quem presenciar ou souber de casos de violência ou abuso não só contra a pessoa idosa, mas contra pessoas de qualquer idade, incluindo crianças e adolescentes. Deve denunciar imediatamente. O número do Disque Direitos Humanos é o 100, e é um serviço gratuito que atende 24 horas por dia e gratuito.

As denúncias podem ser anônimas e totalmente sigilosas.