Palestra ‘Telenovela brasileira e pesquisa histórica’ é realizada em Várzea Paulista

Cultura e Turismo - Destaques

Ação é desenvolvida pelo programa Pontos MIS e acontece dia 20 de junho

 

No dia 20 de junho, às 18h30, Várzea Paulista recebe a palestra ‘Telenovela brasileira e pesquisa histórica: A investigação em acervos audiovisuais’, desenvolvida pelo programa Pontos MIS (Museu da Imagem e Som), do governo do Estado.

 

O encontro vai abordar como a telenovela se tornou o principal produto cultural do Brasil e como séries contemporâneas internacionais dialogam com telenovelas brasileiras das décadas de 1970 e 1980. A palestra se desenvolve a partir destes dois eixos, privilegiando a questão da memória – histórica e afetiva – e promovendo uma reflexão referente à conservação do audiovisual televisivo no País.

 

A ação é gratuita e possui 30 vagas, para pessoas a partir de 14 anos. A apresentação será realizada no auditório da Praça CEU, localizado na Rua João Póvoa, s/n – Jd. do Lar. A inscrição pode ser feita junto à Unidade Executiva de Cultura e Turismo, pelo telefone 4595-2649, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

 

Palestrante

 

 

Lucas Martins Neia é roteirista, dramaturgo e diretor teatral. Doutorando em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina. Pesquisador do Centro de Estudos de Telenovela (CETVN/ ECA-USP) e do Observatório Ibero-americano da Ficção Televisiva (Obitel). Fundador, ao lado de Stefany Araújo, da Cia. Suspeita de Teatro.