Várzea Paulista discute segurança pública na Cúria Diocesana de Jundiaí

Governo e Administração - Destaques

Municípios da Diocese conversam sobre tema da Campanha da Fraternidade 2018 — “Fraternidade e superação da violência” — e estratégias de segurança

Várzea Paulista, representada pelo prefeito Juvenal Rossi e outros gestores públicos, foi uma das dez cidades participantes do encontro com o bispo Dom Vicente Costa, autoridades estaduais e federais, sob o tema “Fraternidade e superação da violência”. A reunião foi realizada na sede da Cúria Diocesana de Jundiaí, na manhã de segunda-feira (14). Após a explanação, aos representantes dos municípios da Diocese, do assunto, tema da Campanha da Fraternidade 2018, o comandante da GCM (Guarda Civil Municipal) varzina, Pedro Eli da Cunha, falou em nome da segurança da cidade. O gestor abordou questões de segurança da cidade e medidas de enfrentamento à violência.

Eli falou sobre as principais demandas de segurança da cidade e as medidas tomadas para saná-las, além de possíveis soluções. “No combate à violência doméstica, temos conseguido cumprir mais e melhor as medidas protetivas adequadas, por meio da parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo. Abordamos a necessidade de intensificar o combate aos ‘pancadões’, que geram gravidezes precoces, tráfico de drogas, com envolvimento de menores de idade, e, em razão do álcool, crimes contra o patrimônio”.

Trabalhos conjuntos são uma boa alternativa contra os pancadões. “É importante buscarmos novas ações conjuntas entre o MP, a PM (Polícia Militar), nossa GCM e, nas autuações, as pastas de Trânsito e Finanças. Já desenvolvemos ações desse tipo, recentemente, e vimos que são bastante efetivas no enfrentamento dessas ações, que provocam uma série de delitos”, defende o comandante.

Outras iniciativas bem-sucedidas na cidade foram destacadas, como o trabalho feito pelo SOS Cidadão, por meio do qual muitos moradores em situação de rua foram recuperados e reintegrados à sociedade. Os projetos esportivos também têm cumprido bem seu papel social e as obras de reurbanização da Vila Real também foram importantes, segundo Pedro Eli Cunha, já que o progresso também inibe a criminalidade, de certa forma.

Entre outros agentes políticos, participaram o presidente da Câmara Municipal de Várzea Paulista, Silso das Neves, e os vereadores varzinos Osmar do Mirante e Giba Moraes.