Leitora divide seu acervo com a Biblioteca Municipal

Cultura e Turismo - Destaques

Terezinha Aparecida Gutierrez, de 62 anos, doou parte de seus livros para o município

Ler é a arte de viajar sem sair de casa, é poder ser outras pessoas e viver outras vidas, conhecer outros lugares e até mesmo outras épocas. Quem lê nunca fica sozinho. É seguindo essa filosofia, que vive Terezinha Aparecida Gutierrez, de 62 anos. Uma leitora assídua, que doou 14 livros de seu acervo pessoal para a biblioteca municipal de Várzea Paulista.

Entre os livros doados por dona Terezinha estão romances como: “A Escolha”, do americano Nicholas Sparks e “O Som do Amor”, de Jojo Moyes. Dramas históricos como “O Guardião de Livros”, da autora Cristina Norton e suspenses, como o “Mr. Mercedes”, do rei do terror – Stephen King.

O amor pela leitura começou quando dona Terezinha tinha 18 anos e conheceu a coleção de romances Harlequin. “Eu li ‘Sabrina’, ‘Bianca’ e ‘Julia’. Depois disto, nunca mais parei de ler”, conta. “Como eu não sou muito de sair de casa, os livros me fazem companhia”, afirma à senhora. Ela também incentiva toda a sua família a seguir os seus passos. “Sempre empresto meus livros para eles (família). A leitura é uma excelente ferramenta para o desenvolvimento”, afirma Terezinha Aparecida.

Sobre os livros doados, dona Terezinha conta que deseja que eles possam despertar em outras pessoas o mesmo amor pela literatura que despertaram nela. “Espero que meus livros possam ser tão bons para outras pessoas, como foram para mim”.

A escolha da doação para a Biblioteca Municipal de Várzea Paulista não foi por acaso. Dona Terezinha frequenta o espaço há muito tempo e quis retribuir um pouco da alegria que ela trouxe com alguns de seus livros favoritos. “Eu empresto livros de lá, há anos e quis devolver o favor deixando os meus livros lá”.

Empréstimo de livros

Para emprestar esses e outros livros que estão disponíveis na biblioteca, basta ir até o local e ter o cadastro, que é feito na hora. É necessário apresentar o RG e um comprovante de residência. Cada leitor pode emprestar até cinco livros de cada vez e ficar com eles por 15 dias.

A Biblioteca Municipal Profª Zulmar Zuleika Turcatto Maraccini está localizada na Avenida Projetada, 151 – Centro – Espaço Cidadania. O telefone de contato é 4595-3554.