Saúde intensifica o trabalho de prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis

Destaques

População pode fazer os testes de sífilis, hepatites A e B e HIV gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade

 

A 2ª Semana Mundial de Combate à Sífilis, já passou. Mas em Várzea Paulista, o trabalho continua forte. Estão sendo realizados exames para o diagnóstico, palestras informativas e qualificação de todos os profissionais de saúde. Tudo isso para garantir a excelência no atendimento prestado a todos os munícipes da cidade. Nesta primeira semana o saldo na procura pelos exames, já é considerado positivo pela equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento de Várzea Paulista.

 

Sem burocracia

 

 

 

Uma das facilidades da atual forma de coleta dos exames de DSTs são a agilidade e a facilidade. O paciente já não precisa se consultar com um médico e fazer um pedido para o exame. Basta se dirigir a uma UBS e pedir pelo exame no balcão de atendimento. O teste é rápido e simples, apenas um furo no dedo, para coleta de sangue. Os resultados ficam prontos na média de trinta minutos e a pessoa já sai da unidade com um laudo em mãos. “Eu vim porque é muito rápido e fácil. A nossa cidade oferece o exame e o resultado sai na hora. Quero garantir que estou saudável” relatou Bruno Bárcaro (25), que foi até o CTA nesta quarta-feira (02) realizar alguns exames.

 

 

Casos Positivos

 

 

O Centro de Testagem e Aconselhamento de Várzea Paulista vêm registrando um aumento nos casos de sífilis adquirida. Somente em 2017, foram 89 casos na cidade. Mas esses dados não são exatamente um problema. Isto na verdade significa que em Várzea Paulista, os profissionais da saúde estão comprometidos com a identificação e tratamento dos pacientes e garantindo que o diagnóstico e a prevenção das DSTs cheguem a toda a população. Luziente de Souza, coordenador do CTA informa que muitas pessoas deixavam de procurar o atendimento adequado por falta de informação e receio de como seriam recebidas pelas equipes, o que não acontece mais. “Nosso pessoal está totalmente habilitado a receber a população e tratar a todos com respeito e dignidade. Hoje os números cresceram sim, mas cresceram porque as pessoas não tem mais medo de procurar a nossa ajuda” informou Souza.

 

 

Várzea Paulista avança

 

 

Hoje na cidade é feito um trabalho que se chama “Prevenção Combinada” onde vários métodos são aplicados para melhorar a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis. Entre elas está o uso do teste para o HIV, que passa a ser uma ferramenta de prevenção, o indivíduo que fizer o teste e não constatar a presença do vírus, ele receberá todas as orientações de como deve continuar a sua prevenção. Já quem apresentar resultado positivo aovírus, receberá toda orientação para início imediato do tramento que hoje é oferecido gratuitamente pelo SUS. Também são utilizados os medicamentos em comprimidos chamados de PEP Sexual (Profilaxia Pós- Exposição Sexual) e a PrEP (Profilaxia Pré- Exposição) são estratégias de prevenção que podem inibir o desenvolvimento das doenças

 

A PEP se aplicada entra as primeiras 2 horas e até 72 horas após o ato sexual pode reverter o contágio com o vírus HIV e expulsá-lo do organismo. Já a PrEP é utilizada todos os dias, como um tratamento continuo protegendo o paciente.